Em meio a rumores de GTA 6 (Grand Theft Auto VI), a Rockstar Games se pronunciou oficialmente após a polêmica demissão em massa de mais de 30 funcionários na última semana.
Você pode conferir outras notícias de GTA 6 no vídeo do nosso parceiro SanInPlay:
Do mesmo modo, segundo a empresa, as dispensas ocorreram porque esses colaboradores teriam vazado informações confidenciais sobre projetos internos, o que inclui possíveis detalhes sobre GTA 6.

A declaração foi dada à Bloomberg nesta quarta-feira (5), em resposta às acusações do sindicato IWGB, que classificou as demissões como um dos casos mais graves de repressão sindical na história da indústria dos games.
Rockstar Games rebate acusações de repressão sindical

De acordo com o porta-voz da Rockstar Games, a decisão de demitir os funcionários não teve relação com atividades sindicais, mas sim com violações de segurança interna.
“Na última semana, tomamos medidas contra um pequeno número de indivíduos que foram descobertos distribuindo e discutindo informações confidenciais em um fórum público, uma violação das políticas da empresa”,
“Essa ação não está relacionada ao direito das pessoas de se filiar a um sindicato ou participar de atividades sindicais.”
Ainda segundo o artigo da Bloomberg, as demissões atingiram entre 30 e 40 pessoas em escritórios do Reino Unido e do Canadá, classificadas oficialmente como casos de “má conduta grave”.
Sindicato diz que é “um ataque direto” aos trabalhadores

A IWGB, que representa parte dos funcionários da Rockstar no Reino Unido, contestou a versão da empresa e alegou que todos os profissionais demitidos estavam envolvidos em esforços de sindicalização.
O presidente do sindicato, Alex Marshall, reagiu com firmeza às acusações:
“A Rockstar está com medo de trabalhadores dedicados discutindo, em privado, seus direitos por um ambiente de trabalho mais justo e com voz coletiva. A administração mostra que não se importa com possíveis atrasos em GTA 6, priorizando o ataque à organização sindical e mirando justamente quem faz o jogo acontecer.”
A IWGB afirmou ainda que os profissionais trocavam mensagens em um grupo privado no Discord, no qual os únicos não-funcionários presentes eram organizadores sindicais, o que, segundo eles, não justificaria alegações de vazamento.
Segurança reforçada desde o vazamento de 2022 de GTA 6

A Rockstar Games tem um histórico rígido em relação à segurança interna, especialmente após o vazamento massivo de 2022, quando dezenas de vídeos de uma versão inacabada de GTA 6 foram divulgados na internet.
Desde então, a empresa tem adotado medidas cada vez mais severas para evitar novos incidentes. Em 2024, a Rockstar determinou que seus funcionários retornassem ao trabalho presencial cinco dias por semana, citando razões de segurança, decisão duramente criticada pelo sindicato, que a chamou de “imprudente”.
Confira também: GTA 6 | A mais importante conferência da Take-Two acontece amanhã; saiba onde assistir e o que esperar
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, Google Discover, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no Facebook, X (Twitter) e Instagram!
Fonte: bloomberg.com


