O adiamento de GTA 6 (Grand Theft Auto VI) para 2026 pode ter frustrado milhões de fãs, mas também abriu espaço para uma jogada e estratégica da Microsoft: lançar seu novo console, supostamente chamado Xbox Prime, no mesmo ano que jogo da Rockstar Games.
Você também pode conferir mais informações sobre o adiamento de GTA 6 no vídeo do nosso parceiro SanInPlay:
Com a chegada de GTA 6 adiada para 26 de maio de 2026, especialistas apontam que o impacto vai muito além do desapontamento dos jogadores. O título era visto como um marco de transição para a geração atual de consoles, sendo um verdadeiro catalisador de vendas para o PlayStation 5 e Xbox Series S|X.

Segundo o conhecido insider The Ghost of Hope, a nova geração de Xbox já estaria nos planos para 2026. O console, internamente chamado de Xbox Prime, pode estrear com um novo Call of Duty da Infinity Ward e com sorte, lado a lado com GTA 6.
PlayStation 5 Pro para trás? A melhor versão para jogar o GTA 6 pode ser na nova geração do Xbox
Essa estratégia remete à era de ouro do Xbox 360, lançado em 2005, um ano antes do PlayStation 3. A vantagem de tempo resultou em vendas expressivas e consolidou a marca no mercado.

Agora, em 2026, a história pode se repetir: enquanto a Sony ainda deve estar focada no PS5 Pro ou apenas começando a falar do PlayStation 6, a Microsoft pode assumir a dianteira com um novo console e títulos de peso.
Inclusive, rumores indicam que a empresa quer evitar atualizações no meio da geração, preferindo focar em grandes saltos de hardware. A presidente da divisão Xbox, Sarah Bond, já disse que o próximo Xbox terá o maior salto geracional da história da marca.
E a Nintendo? Só comemora com o Switch 2

Enquanto Sony e Microsoft recalculam suas rotas, a Nintendo pode ser a grande beneficiada no curto prazo. Com o adiamento de GTA 6, a empresa ganha uma janela de oportunidade para lançar o aguardado Switch 2, possivelmente acompanhado de um novo Pokémon, sem a sombra de um titã como GTA competindo pela atenção dos jogadores.
Do mesmo modo, para a Sony, o adiamento de GTA 6 é um verdadeiro “golpe”, como afirmou o jornalista Christopher Dring, do The Game Business.

Em suma, a empresa ainda enfrenta dificuldades para fazer o público migrar do PS4 para o PS5, e o jogo da Rockstar era visto como uma chance de ouro para acelerar essa transição. Agora, sem esse impulso, o cenário fica mais desafiador para a gigante japonesa.
Confira também: GTA 6 será lançado muito perto do FIFA World Cup 26; Copa do Mundo será o grande concorrente de Grand Theft Auto VI!
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram!
Fonte: tudocelular / gamevicio