Em todas as idades, promover a prática de atividade física e esportiva implica imediatamente alterações positivas no bem-estar pessoal, pois está comprovado que reduz problemas de depressão e ansiedade. O exercício físico, no campo psicológico, é essencial para todas as pessoas pois é sinônimo de saúde, desejo de progresso, expressa valores de vida, alegria, movimento, liberdade, convívio e compartilhamento, todos aspectos que são enriquecimento pessoal e grupal. O aplicativo fitbit smartwatch permite, nos seus relógios inteligentes, que se possa verificar as métricas de saúde como saturação de oxigênio no sangue ou temperatura da pele para descobrir mudanças no bem-estar e novas tendências.
O smartwatch, ou relógio inteligente, é um dos mais populares e exigidos dispositivos tecnológicos dos últimos tempos ao oferecer funções que vão muito além de contar as horas e mostrar notificações do celular, já que muitas delas são verdadeiramente úteis para cuidar da saúde e prevenir possíveis emergências.
Monitoramento da frequência cardíaca: saúde em tempo real com Fitbit
No caso do nível de saturação de oxigênio no sangue -SpO2- o dispositivo Fitbit registra os níveis médios noturnos de SpO2 para que seja possível, ao longo do tempo, acompanhar as tendências e descobrir sinais de mudanças importantes no bem-estar e no condicionamento físico. A frequência respiratória indica as respirações por minuto, portanto se utilizar o smartwatch Fitbit enquanto dorme poderá monitorar automaticamente a frequência respiratória e ver assim as tendências no painel Health Metrics ao longo do tempo. Ao rastrear e monitorar a variação da temperatura da pele poderá detectar se há alguma alteração no corpo, como por exemplo ovulação ou sinais de febre.
O recurso de monitoramento de frequência cardíaca no smartwatch Fitbit mede automaticamente a variabilidade da frequência cardíaca -VFC-, que é a variação no tempo entre os batimentos, bem como a frequência cardíaca em repouso e envia logo as estatísticas para o aplicativo Fitbit.
Como usar o Fitbit para detectar sinais de estresse, fadiga e doenças
Então se pode depois usar o painel Health Metrics para ver quaisquer alterações significativas que indiquem possíveis sinais de doença, estresse ou fadiga. Também medir a média de respirações por minuto durante a noite e verificar depois no Fitbit as estatísticas e ver se houve alguma alteração significativa; comparar a cada dia a frequência cardíaca em repouso e ao longo da semana ver os gráficos fáceis no aplicativo Fitbit. Saber quanto o corpo se move -para assim se mover mas-, cada passo que se dá, cada metro avançado, cada caloria queimada. Quantificar a vida, na verdade. Graças a um smartwatch Fitbit a tecnologia aplicada à atividade diária está na ordem do dia.
Como a Fitbit transforma dados de atividade em motivação para todos
Não só entre os adeptos da prática de algum esporte, também entre os que são um tanto sedentários e que por poucos que sejam seus passos diários são uma motivação para ir mais longe ao dia seguinte. O importante é que o registo de todos esses dados e avanços, devido ao aumento dos smartwatch ou wearables conectados aos smartphones, são acessíveis apenas a um toque.
Em 2007, muito antes deste boom, nascia a Fitbit, uma empresa pioneira na chamada ‘vida fitness conectada’. Criada em São Francisco por Eric Friedman e James Park, esta startup se apresentava em sociedade com o intuito de aplicar todos os avanços da tecnologia -sensores, avanços na miniaturização de componentes e conexões- em áreas como a atividade física e a saúde. Procuravam, com a simplicidade de utilização e transparência, não só fazer dos aparelhos um complemento mais da vida dos atletas como servir também de motivação para aqueles que gostariam de levar uma vida mais saudável.
A Fitbit Charge é uma pulseira capaz de medir passos, distâncias, elevação, calorias, tempo de ativação, padrões de movimento, sono e qualidade, ativação automática de descanso e através da conexão Bluetooth com o telefone poder notificar chamadas e sincronizar automaticamente. Como o próprio nome sugere, a Charge HR é uma variante com medidor de frequência cardíaca diretamente no pulso que recolhe continuamente essa informação para ajustar e oferecer estatísticas mais exatas. Já o Fitbit Surge entra totalmente no mercado de relógios inteligentes e utiliza GPS para registrar quaisquer dados que possam ser coletados durante a atividade física, como registrar distâncias, altitudes ou ritmos. Se conecta via Bluetooth ao telefone e recebe chamadas e diversas notificações permitindo também sincronizar dados da tela LCD e controlar a reprodução de músicas.
Estatísticas detalhadas e controle de macronutrientes com Fitbit
Toda a informação coletada no dia a dia de nada vale se não for processada e mostrada ao usuário de forma visual e útil, pelo que no software acontece parte da magia do Fitbit .
Tanto o aplicativo mobile, disponível no Android, quanto a versão web da plataforma se encarregam de cuidar como o indivíduo atinge seus objetivos, a melhor maneira de se motivar. Atualmente, como o site Fitbit foi incorporando cada vez mais funções, nele se pode visualizar todo tipo de estatísticas pessoais, calcular calorias, registrar os alimentos que se consomem e manter um detalhado controle dos macronutrientes. Absolutamente tudo está na web, todos os objetivos, exercícios, informações do sono, evolução do peso e o que se possa imaginar. Tanto que existe até um sistema de conquistas implementado que só aumenta a vontade de superar todas as atividades do dia anterior.