O recente sucesso de The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered despertou o interesse dos fãs por outros clássicos da Bethesda, especialmente Fallout 3. Lançado originalmente em 2008, o RPG pós apocalíptico se destacou por sua ambientação sombria, narrativa e missões memoráveis. No entanto, mesmo para a época, o jogo deixava a desejar em um ponto: o combate.
O possível Fallout 3 Remastered precisa melhorar seu combate
Com a nova onda de remasterizações ganhando força, como Oblivion Remastered feito pelo estúdio Virtuos, cresce a expectativa de que Fallout 3 possa receber o mesmo tratamento. Mas para que isso realmente funcione em 2025 ou além, um aspecto de seu combate precisa ser retrabalhado: a mecânica de tiro (gunplay).

Mesmo os fãs mais fiéis de Fallout 3 admitem que o sistema de combate e tiroteio nunca foi o ponto forte do jogo. A falta de precisão, animações travadas e a ausência de mecânicas modernas como mira livre (ADS), corrida ou movimentações mais fluídas tornam a experiência datada, ainda mais quando comparada com Fallout 4 ou Starfield.
Bruce Nesmith, um dos escritores do jogo original, chegou a comentar que um eventual remaster deveria se inspirar nas melhorias de combate vistas em Fallout 4.
E faz sentido: enquanto a história, ambientação e liberdade de escolhas ainda são extremamente relevantes, o sistema de combate precisa passar por mudanças para tornar Fallout 3 competitivo novamente no mercado atual.
O que poderia ser aprimorado?

Para que um possível Fallout 3 Remastered atinja seu verdadeiro potencial, algumas mudanças são bem-vindas:
- Mira com precisão (ADS): algo básico em qualquer FPS/RPG moderno.
- Sistema de cobertura e movimentação fluída: pular obstáculos, correr e se esquivar com naturalidade.
- Feedback de tiro melhorado: impacto, física e sensação ao disparar armas mais realistas.
- Inteligência artificial refinada: inimigos com comportamentos táticos e menos previsíveis.
Esses ajustes, se bem executados, tornariam o combate mais dinâmico e divertido, permitindo que os novos jogadores descubram Fallout 3 com a qualidade que se espera de um título moderno, sem perder a essência do original, assim como o próprio remaster de Oblivion.
Um clássico que ainda tem muito a oferecer
Apesar de suas limitações, Fallout 3 ainda é considerado um dos melhores RPGs da Bethesda. Sua história, ambientação em Washington D.C. devastada por uma guerra nuclear, e o clima de exploração e descoberta continuam sendo referência no gênero.

Um remaster bem feito, com gráficos atualizados e um combate modernizado, poderia não só apresentar o jogo a uma nova geração, mas também reconquistar os antigos fãs. A parte de gráficos, poderia ficar com a Unreal Engine 5, e todas as mecânicas com a Gamebryo, engine original, assim como TES IV: Oblivion Remastered.
Até o momento, a Bethesda ou a Microsoft ainda não confirmaram oficialmente o desenvolvimento de Fallout 3 Remastered. Mas com o sucesso de Oblivion Remastered, não seria surpreendente ver um anúncio em breve.
Confira também: The Last of Us 2 Episódio 4 | Veja quando assistir e os primeiros detalhes oficiais
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram!
Fonte: GameRant