Connect with us

Portal Viciados

Falha no android permite que Hackers acessem a câmera do aparelho

Toda a segurança do aparelho já é “burlada” quando o usuário baixa um aplicativo de “fontes desconhecidas”.

Data da publicação:

em

hacker

A empresa Checkmarx (especializada em testes de penetração e segurança digital), divulgou nessa semana uma falha no android que permitia que Hackers, mais especificamente Phreakers (hackers especializados em aparelhos celulares), acessassem a câmera do aparelho.

Toda a segurança do aparelho já é “burlada” quando o usuário baixa um aplicativo de “fontes desconhecidas” (sites aleatórios da internet, que não possuem a devida verificação de segurança), e instala sem ler as permissões. Basicamente o que acontece é que quando o dono do aparelho clica em “instalar” não sabe que os aplicativos maliciosos (malware, mais especificamente spywares), acessem a câmera, cartão de memória e galeria de fotos.

Os aparelhos que possuem acesso à galeria diretamente da câmera, são os que possuem menos segurança no sistema. Felizmente, as empresas cujos aparelhos podem ser invadidos dessa forma, já lançaram atualizações que corrigem a vulnerabilidade, (lembrando que por mais atualizado que esteja um sistema, ele ainda pode ser invadido).

Hacker no android
Acesso à câmera

Ao invadir a galeria, os hackers conseguem excluir/compartilhar as fotos que estão em backup com a nuvem (Google) para posteriormente roubar/sequestrar ou até mesmo vender na internet. Todos os aparelhos da Google e Samsung poderiam ser invadidos e ter a câmera controlada, pois a falha no android era grave, ou seja, milhões de pessoas em todo o mundo, poderiam ter sua privacidade violada.

Lembrando que por mais que os sistemas estejam devidamente atualizados, sempre é bom tomar muito cuidado com tudo o que baixamos e instalamos nos celulares e computadores, pois os programas maliciosos estão por aí, aguardando por falhas para atacar.

Hacker Profissional, hipnólogo, apaixonado por tecnologia e games. Graduando em Segurança da Informação.

Comments

Confira também