Connect with us

Tecnologia

Intel | Fabricantes de placas-mãe são forçadas a desabilitar uma instrução das CPUs Alder Lake

Fabricantes de placas-mãe estão sendo forçadas pela Intel à desabilitar uma instrução nos processadores Alder Lake!

Published

on

Intel | Fabricantes de placas-mãe são forçadas a desabilitar uma instrução das CPUs Alder Lake 1

Apesar da nova geração Alder Lake da Intel não possuir suporte à instrução AVX-512, a mesma podia ser ativada na plataforma por meio da desativação da eficiência dos E-Cores Gracemont, deixando apenas os P-Cores ativos, o que parecia aumentar ligeiramente a performance geral do processador, que apresentar ambos os núcleos, no entanto não é recomendado, pois pode comprometer a instabilidade do sistema, uma vez que feito de forma inadequada.

No entanto, este cenário irá mudar, assim como reportado pelo Igor’s Lab, a Intel estará “forçando” as fabricantes de placas-mãe a desabilitarem a instrução AVX-512 de todas as CPUs Alder Lake por meio de uma atualização de BIOS, visto que isso pode ocasionar problemas ao sistema. O mais engraçado e curioso é o fato da mesma estar planejando lançar as variantes não-K daqui um tempo e algumas delas, não apresentam os núcleos de eficiência.

Intel | Fabricantes de placas-mãe são forçadas a desabilitar uma instrução das CPUs Alder Lake 2
Processador Intel Core i9-12900K com somente as instruções AVX e AVX2.

O uso destes processadores com tal instrução seria ideal em workstations que não exigiam muito da CPU, sendo para uso mais básico, no entanto, isso será inviabilizado daqui pra frente com essa exigência por parte da Intel.

A ativação do AVX-512 faz o processador operar em frequências mais baixas para evitar o Thermal Lock (computador parar por causa de altas temperaturas), tanto que na imagem sem tal instrução, o processador (sob revisão 18) conseguiu atingir seus 5.2GHz de clock e consumo de 1.288V por núcleo; porém, o mesmo não pode ser dito do mesmo processador com a ativação (sob revisão 15), onde passou a consumir 1.368V e não atinge mais os 5.2GHz, chegando em 5.1GHz, 100MHz a menos, no entanto, com consumo e temperaturas maiores.

Intel | Fabricantes de placas-mãe são forçadas a desabilitar uma instrução das CPUs Alder Lake 3

O site Igor’s Lab em sua matéria comentou sobre alternativas para contornar os problemas relacionados às instruções AVX; confira abaixo:

Felizmente, já existem soluções alternativas para esses dois obstáculos do AVX, o throttling do AVX2 e a remoção do AVX-512. Por exemplo, a Asus implementou um patch em suas versões de BIOS para as placas-mãe da série “Maximus” que desabilita o throttling do AVX2. A única coisa importante aqui é que os clocks já devem estar configurados na BIOS no momento da inicialização. Caso contrário, uma alteração subsequente via software dentro do sistema ficará presa na rede de captura da Intel novamente.”

Confira também: Estes são os jogos mais de aguardados de 2022; Conheça todos!

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!

FonteWCCFTech

Jornalista e Redator do Portal Viciados, criador de mods de tradução para Grand Theft Auto e Need for Speed nos tempos livres, gosta de tecnologia com foco para as marcas da AMD, Intel e Nvidia.

Advertisement

Confira também