Ao longo dos anos, a Rockstar Games conseguiu entregar diversos títulos épicos para todos os fãs, como Grand Theft Auto III, Midnight Club 3: Dub Edition, Red Dead Redemption e muitos outros.
Porém, como se é de conhecimento, diversos projetos ao logo dos anos, acabaram sendo cancelados, por priorizar outros de grandes proporções, ou por desligamento de funcionários, ou por outros diversos motivos, como Agent, que é um mistério até hoje.
Um ex-funcionário da Rockstar Games, revelou diversas informações de alguns jogos cancelados.
Obee Vermeij foi um dos funcionários mais fundamentais na história da Rockstar Games, visto que foi o diretor técnico dos principais títulos da franquia Grand Theft Auto, como a trilogia clássica, Liberty e Vice City Stories, GTA 4 e Chinatown Wars.
Este deixou a Rockstar após o lançamento de GTA 4, mais precisamente em 2009, uma vez que ele sentiu que a série e a empresa haviam se tornado tão grandes que ele não estava gostando dos papéis menores em que se encontrava naquele momento.
Recentemente, o mesmo acabou revelando diversos detalhes dos jogos cancelados em seu blog. No dia 11 de novembro, uma publicação em seu blog, intitulada de “Distractions: Agent & Z” – revelou alguns detalhes importantes sobre os títulos cancelados da Rockstar Games.
Z: Jogo de zumbi cancelado da Rockstar Games
De acordo com a postagem, depois de Vice City, alguns dos artistas queriam fazer um jogo de sobrevivência de zumbis, fugindo da franquia GTA, com isso, a ideia seguiu por um tempo, tanto que o título provisório do jogo era Z (Zed). O jogo aconteceria em uma ilha escocesa enevoada. O jogador estaria sob constante ataque de zumbis, precisando usar veículos para se locomover, mas os veículos precisariam de combustível. Adquirir o combustível seria uma grande parte do jogo.
Estando em desenvolvimento por cerca de 1 mês, a ideia foi abandonada por parecer entediante e seguiram com o desenvolvimento de Grand Theft Auto: San Andreas, para seu lançamento em 2004.
Agent: Codinome Jimmy e James Bond
Depois do lançamento de GTA: San Andreas, a equipe de desenvolvimento realmente queriam fazer algo que não fosse um GTA, com isso, a Rockstar San Diego estava trabalhando em um jogo estilo James Bond e Leslie Benzies estava interessado em fazer algo nesse sentido.
Com uma demonstração de algumas coisas de espionagem em San Andreas, o que impressionou a equipe de Rockstar New York e San Diego e o trabalho de desenvolvimento começou, mas com metade da equipe trabalhando em GTA 4.
Internamente o projeto era conhecido como Jimmy, sendo um jogo de James Bond e Jimmy era a versão escocesa de James. O jogo seria ambientado na década de 70, sendo mais linear que GTA, se passando em vários locais, uma cidade mediterrânea francesa, uma estação de esqui suíça, o Cairo e no final haveria um tiroteio com lasers no espaço.
Porém, mesmo com diversas cenas prontas, como uma de perseguição com esqui, o jogo não estava progredindo muito bem, e era inevitável que eventualmente toda a empresa apoiasse o desenvolvimento do GTA 4.
O jogo foi reduzido, cortando alguns níveis, como a parte que se passava no Cairo, e até a sessão de lasers espaciais, e ao que tudo indica, o Agent, foi entregue a outra equipe da Rockstar Games, mas nunca foi concluído oficialmente.
GTA 2.5D antes do Chinatown Wars
Em uma outra postagem, “1999 The beginnings of gta3“, foi dito que haveria outro GTA antes do GTA 3, visto que um GTA 2.5 estava nos planos para ser lançado após o GTA 2 em 1999.
O 2.5 se dava pelo fato de que seria após o lançamento de GTA 2 e por possuir uma visão isométrica, não sendo totalmente 3D, mas também não sendo 2D igual aos dois primeiros Grand Theft Auto, algo semelhante ao futuro GTA: Chinatown Wars.
Este seria ambientado em Miami, mas nunca viu a luz do dia, porque o estúdio responsável, em Dundee, fechou.
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Fonte: Twitter