Chegando para dar uma renovada na franquia, EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS, traz todo um visual fofinho, com personagens bonitinhos e uma mecânica de movimento no golfe muito avançada. Não se engane, não é um simples jogo de golfe da Bandai. Ao longo desta análise, vou comentar sobre seus aspectos técnicos e de gameplay.
Índice da review de EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS
Onde EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS foi executado?
Assim como todas nossas análises, começo mostrando a plataforma onde o jogo foi executada. Utilizamos um PlayStation 5 Slim para o jogo, conectado a um monitor LG Ultragear 2K com 144Hz e HDR10, e o HDR neste jogo se mostrou bem eficaz, dando um charme a mais em todos os cenários coloridos.

Desempenho no PlayStation 5
EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS não é um jogo que aposta em gráficos realistas, como um Red Dead Redemption 2 da vida, longe disso. Por tanto, apresenta um desempenho consistente na maior parte da gameplay.
Nas configurações do jogo, podemos ativar o modo de 120Hz, bem como a Taxa de Atualização Variável, ou VRR, que faz com que o EGHS rode em até 120 quadros por segundo, mesmo que signifique jogá-lo em 1080p, mas nada que pareça muito serrilhado.
Por padrão, o título roda em 4K com 60 quadros por segundo, que já traz um resultado gráfico e de performance, muito bons. E não, não há uma versão otimizada para o PlayStation 5 Pro, somente uma versão para todos.

O desempenho em si é consistente na maior parte da gameplay, porém, em alguns momentos, você nota uma boa queda na taxa de quadros, sendo visível que o jogo acaba dando algumas engasgadas, mesmo com gráficos mais cartunescos.
Durante os testes, em momentos onde o campo apresenta muitas árvores, e você move a câmera em direção a elas, é visível o jogo dando as engasgadas que comentei, caindo para uma média de 40 quadros por segundo. Não somente no PS5, mas também no Nintendo Switch e Switch 2 por exemplo.
Gráficos fofinhos
Outro ponto que devemos comentar é sobre os gráficos. Desde seu título no PS1, a Bandai sempre apostou em um visual mais bonitinho e fofinho, sem exagerar muito nos gráficos, e com o PlayStation 5, EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS consegue uma vida nova e ainda mais elegante.

Todos os personagens, como a Alie na imagem acima, apresentam um visual bem arredondado, dando até mesmo a impressão de serem feitos de um material semelhante ao de um boneco de brinquedo, algo marcante na franquia, e os mesmos, podem ser customizados, com itens obtidos com altas pontuações nas partidas. Não é somente os personagens que controlamos, mas também, todos os ajudantes e plateia.
Na ambientação do cenário, vemos uma mistura de gráficos mais desenhados, e gráficos mais realistas, como as árvores por exemplo, que possuem um visual destoante de todo o cenário. Mas, é bom reforçar mais uma vez, a proposta do jogo é trazer estes gráficos mais redondinhos e fofos, e nisso acerta muito bem.
Mas nem tudo são flores nos gráficos
É… nem tudo são flores no aspecto gráfico… não é um problema este visual, porém, há texturas que poderiam estar em uma resolução maior, especificamente nas versões de console de mesa, como o PlayStation 5 e o Xbox Series X e Series S.

A textura da grama do campo é a que mais podemos comentar. Quando ela está próxima da câmera, o resultado é OK, porém, quando está um pouco mais distante, percebemos que a sua resolução é mais baixa em relação aos demais elementos.
Os demais elementos ao fundo são mais simples, porém, seu papel para compor cenário, e não deixar nada vazio, é cumprido muito bem. No entanto, outro ponto é o pop-in de elementos no cenário. “Pop-in” é quando um elemento aparece quando você já está perto dele, acontecia muito no GTA San Andreas.
Em todo início de partida, como forma de apresentação, EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS faz um geral aéreo sobre o mapa, e é aí que você nota alguns elementos “pipocando” na tela, principalmente em objetos pequenos, como a grama baixa.

Fechando este tópico, é importante colocarmos um outro ponto. Na visão aérea da bola, quando fazemos um lançamento, assim como na imagem acima, o visual do cenário como um todo, apresenta um resultado bem interessante, não deixando a desejar quando colocamos na balança a proposta do jogo em si.
Gameplay e modos de jogo: complexos e imprevisíveis
A gameplay de EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS é um ponto extremamente forte, e ao mesmo tempo, complexa. Se você pensa que é somente acertar a bolinha com o taco… está completamente enganado.
Aqui, você precisa fazer diversas análises antes de fazer sua tacada. Em diversos mapas, há a influência do vento, que muda a direção da bolinha, logo, você precisa compensar essa força extra do vento. Se o vento está tendendo para a direita, é necessário buscar um lançamento com mais direcionamento a partir da esquerda, e mesmo assim, o vento influenciará. Mas a trilha sonora te ajuda a se concentrar, visto que são músicas calmas.
O vento é apenas um dos elementos necessários para analisarmos. É preciso conferir também a posição para colocar o suporte da bolinha, que também influencia.

Além do vento, precisamos ver a angulação da batida, se bater muito em baixo da bolinha, ela tende a sair descontrolada, precisamos pensar certinho antes de fazer uma simples tacada, pois também a chance de acertar o chão, e a força ficar toda retida.
Na parte inferior da tela, há o sistema de tacada, onde há o auxílio da bandeira alvo, indicando a força necessária para chegar até um determinado ponto do mapa, e precisamos chegar o mais próximo possível da barrinha marcadora, para um “NICE SHOT“, mas se passar, a chance de acertar o chão, é muito grande. Tudo é calma, cálculo e estratégia.
Combinando com as mecânicas, EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS apresenta diversos modos de jogo, como treinamento, um modo história, onde temos que vencer os desafiantes, buscando sempre a melhor técnica, pontuação e habilidades. Estes modos são para somente um jogador.

Além destes modos, EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS apresenta mini-games multijogador, já que há o suporte para 4 players localmente e um modo online, para também, 4 jogadores online. Os modos multijogador são feito para dar risada, visto que há o Golfe Maluco, onde tudo é trocado, as regras são totalmente alteradas.
Ainda dentro deste, há o Golfe Explosivo, se quiser realmente rir, a hora é essa, pois onde você imaginou que jogar golfe, um esporte calmo e de precisão, poderia virar algo tão engraçado e explosivo ao mesmo tempo?
São modos perfeitos para se desafiarem entre si, e passar uma tarde quebrando a cabeça.

Ainda na gameplay, há um aspecto marcante aqui, que são as emoções dos personagens, tanto do nosso protagonista, quanto nos ajudantes. Quanto mais realizar tacadas erradas, aumentando a distância entre o buraco, seu personagem recebe uma avaliação baixa, o que faz com que fique desanimado, incluindo o ajudante.
Porém, quanto mais você acerta, seu personagem ganha confiança e coragem, bem como o ajudante, e isso se mostra fundamental no modo de jogo de Torneio, onde você se destaca frente ao seu rival.
Idioma e localização
Infelizmente, este não é um jogo que tem uma lista vasta de idiomas, há somente dois, ou Inglês Americano, ou Francês, tanto para as legendas, quanto para as falas dos personagens em si, o que pode dificultar um pouco novos jogadores, ainda mais por ser um estilo de jogo complicado.

Avaliação e nota de EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS
EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS é o retorno dessa franquia da Bandai Namco, e sua volta, foi marcada por uma grande evolução, tanto gráfica, quanto em mecânicas. Desde o PlayStation 1, essa franquia sempre arrancou comentários divididos, ainda mais por haver mais jogos deste estilo, como os PGA Tour da 2K Games.
Após os testes, a nota para EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS é um sólido 8.4: fofinho, desafiador, complexo e com elementos imprevisíveis – isso é o que define este novo título. Em aspectos da gameplay, não há graves problemas, é tudo questão de cálculo e calma.

Porém, os aspectos gráficos citados, elementos do cenário, desempenho oscilante, a falta de localização para mais idiomas, fizeram com que a nota caísse. Em geral, EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS é desafiador e te fará pensar enquanto joga.

Agradeço ao pessoal da TheoGames e à Bandai Namco pelo envio da key de EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS para a criação desta review!
Confira também: Review do QRD Ferrox M5: RGB; Controle com Hall Effect e bateria recarregável para o Xbox, PC e Switch
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram!