IA interna da EA Games estaria atrapalhando desenvolvimento de jogos, segundo relatório

Relatórios apontam que o uso de IA pela EA Games estaria causando erros de código e aumentando a pressão das equipes de desenvolvimento!

Por: Rafael Vieira - Redator do Portal Viciados
Barra de Promoção
ENTRE NOS GRUPOS OFICIAIS DO PORTAL VICIADOS E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!

A Electronic Arts (EA Games) está investindo pesado em recursos de inteligência artificial para otimizar o desenvolvimento de seus jogos mas os resultados iniciais parecem estar longe do esperado pela empresa.

IA da Electronic Arts estaria atrapalhando o desenvolvimento de jogos

De acordo com novas informações compartilhadas pelo Business Insider, funcionários da EA Games relataram que as ferramentas de IA internas têm causado diversos erros de código, bugs e erros inesperados, o que acaba por gerar atrasos em projetos em andamento.

Fontes afirmam que o sistema interno apelidado de ReefGPT, criado pela própria EA, tem gerado linhas de código incorretas e até “alucinações”, obrigando desenvolvedores a revisar manualmente o conteúdo gerado pela IA. O resultado, segundo eles, é mais trabalho e retrabalho, não demonstrando uma real eficiência.

Muitos projetos de IA em andamento na EA Games

Ainda de acordo com informações recentes, a Electronic Arts teria atualmente mais de 100 projetos de IA em andamento, com o objetivo de reduzir custos e acelerar diversas etapas da produção.

No entanto, dentro dos estúdios, o clima é de preocupação, já que muitos profissionais temem que o avanço dessas tecnologias sirva para substituir equipes humanas, especialmente em meio a uma onda de demissões na indústria de games.

O uso de IA vem se tornando tendência entre grandes desenvolvedoras. A Microsoft e a Ubisoft também já anunciaram sistemas próprios de automação de tarefas criativas, mas ainda há pouca transparência sobre como essas tecnologias realmente funcionam nos bastidores.

Créditos: TweakTown

Por enquanto, a EA Games segue apostando na integração da IA como parte essencial de sua estratégia futura ainda que, internamente, ela pareça estar gerando mais dores de cabeça do que soluções. O problema não é usar a inteligência artificial, o problema é depender totalmente dela, mesmo sabendo dos erros que possam acontecer.

Confira também: Tem um PS5? Console da Sony tem 6 grandes lançamentos chegando em novembro de 2025

Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no FacebookX Instagram!

Fonte: TweakTown

Redator do Portal Viciados
Seguir:
Rafael Vieira é Redator de Tecnologia e Games no Portal Viciados. Analista de Sistemas e Desenvolvedor cofundador da MSW Softworks, Rafael combina paixão por jogos com conhecimento técnico profundo sobre software e hardware. Sua autoridade na comunidade é validada por sua atuação como Tradutor veterano no Grupo TraduMix / MixMods, uma das maiores referências em modificações de jogos no Brasil. Siga-o no Twitter/X [@rafyron] e Instagram [@rfayron_] para insights sobre desenvolvimento e cultura gamer.
Sair da versão mobile