Durante anos, milhões de jogadores no PC contaram com a Origin para acessar títulos da EA Games, e aproveitar todos os serviços da empresa. No entanto, uma grande mudança acontecerá ainda neste mês, marcando o fim de um ciclo importante no launcher da EA Games.
EA Games encerrará a Origin no dia 17 de abril
A EA Games confirmou que a Origin, sua plataforma de distribuição digital de jogos para PC, será desativada permanentemente no dia 17 de abril de 2025. A notícia marca o encerramento oficial de um ciclo que começou em 2011, quando a EA lançou o Origin como resposta direta ao sucesso da Steam.
Com isso, todos os jogadores no PC serão migrados de forma definitiva para o EA App. A substituição visa modernizar a experiência do usuário com foco em desempenho, interface mais leve e integração com novas tecnologias, além de oferecer mais estabilidade e recursos para os jogos atuais e futuros da publisher.
A EA começou a substituir o Origin silenciosamente ainda em 2020, quando lançou o EA Desktop (atualmente chamado EA App) como sua nova plataforma principal. Desde então, diversos jogos já estavam sendo lançados com suporte apenas ao novo aplicativo, como EA Sports FC 25, The Sims 4 e Star Wars Jedi: Survivor.

O que muda para os jogadores?
A decisão principal foi desencadeada pela Microsoft, que decidiu pôr fim ao suporte a sistemas operacionais de 32-bits com a chegada do Windows 11, impactando diretamente a funcionalidade do Origin, impedindo que após esta data, o launcher seja aberto nestes sistemas.
Para não perder nenhum dado e nenhum jogo em sua conta, primeiro verifique se seu sistema é de 64 bits. Há uma maneira simples de ver: se seu PC possuir 4GB ou valores acima, de RAM, muito provavelmente é um sistema de 64 bits, após isso, para fazer a migração, siga o passo a passo abaixo:
- Abra a página do EA App
- Clique em “Faça o download do EA App”
- Execute o arquivo que foi baixado e siga todas as indicações
- Quando abrir o aplicativo, insira seu e-mail e senha que já era utilizado no Origin

No entanto, a EA Games afirmou que nem todos os mods que o usuário tinha no Origin serão compatíveis com o EA App. Logo, é recomendado checar com o responsável pela modificação se o conteúdo continuará funcionando ou se é necessário fazer o download de arquivos adicionais.
Confira também: Brasil será o próximo? PlayStation 5 vai aumentar de preço em Portugal; Conheça os novos valores
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram!
Fonte: Canaltech