Connect with us

Cobertura BGS

Cosplay na BGS 2019 | A melhor forma de fazer sua fantasia – Especial

O sonho de muitos é se caracterizar como seu personagem favorito. Pensando nisso, fizemos esse artigo com algumas dicas de Cosplay.

Avatar photo

Published

on

O sonho de muitos é se caracterizar como seu personagem favorito. Pensando nisso, fizemos esse artigo com algumas dicas de Cosplay.

Cosplay é um termo usado por vários setores do entretenimento para se referir a pessoas que se vestem dos mais diversos personagens da Cultura Nerd, Geek e Japonesa. Essa paixão se expandiu muito por causa do feriado americano “Halloween“, onde a fantasia de monstros e personagens conhecidos é maior vista nessa época do ano. Mas a origem mesmo surgiu na primeira edição da Worldcon, em 1939. Após Nobuyuki Takahashi presenciar os fantasiados no evento, difundiu em revistas a prática. Ele é o responsável pelo termo que se originou no Japão.

O quê era só uma simples brincadeira/hobby, hoje em dia se tornou uma profissão muito desejada aos simpatizantes de séries, filmes e jogos. Podemos ver muito desses Cosplayers em eventos de Animes e Games, como é o caso da BGS e Anime Friends. A criatividade toma conta na hora de criar sua fantasia, e a sua experiência pode ter outros horizontes.

Cosplay na BGS 2019 | A melhor forma de fazer sua fantasia - Especial 2022 Viciados
Cosplay inspirado em personagem do Fortnite Battle Royale

Primeiramente, como escolher o personagem

Antes de mais nada, pense em algum personagem que se identifique com você, ou que você goste. E logo em seguida, uma boa análise do personagem é a causa da perfeição. Olhe se o personagem usa cauda, escudo, armadura, armas, enfim, vários acessórios. Pegue o máximo de referência na hora de produzir a fantasia, mas para isso vem a parte importante; onde comprar isso tudo? Ou talvez, como produzir meus cosplays?

Produtos de Qualidade para seu Cosplay

Muitos utilizam maquiagens e tecidos longos para se fantasiarem, como no caso dos personagens da DC Comics: Principalmente Coringa e Arlequina. No caso do Coringa, a maquiagem pesada e peças de roupas de determinados filmes, fazem maior qualidade na hora de se fantasiar do famoso vilão. Com a Arlequina não é diferente, a maquiagem, unhas de gel (no caso unhas de fibras), o famoso taco-de-beisebol e a pintura de cabelo, caracterizam a personagem.

Economize os seus materiais. Ao invés de comprar centenas de tecidos, pode ser usado uma camiseta velha para fazer o corte, e utilize elas também como molde na costura. Uma boa dica na hora de pegar uma referência, é a pesquisa do personagem; Colete imagens de diversos ângulos (de costas, de lado, visto de cima, visto de baixo…), isso facilitará na hora de pedir sua encomenda, e guiará melhor a pessoa responsável pelo serviço.

“Mas eu contaria de comprar uma já pronta”. Existem várias lojas e produtos especializados no mercado Cosplayer, e empresas famosas de Mascotes & Adereços entraram rapidamente pela demanda. Uma boa pesquisa na hora de sua comissão é eficaz para contratos futuros. O quê também recomendamos, é entrar em grupos de Facebook com esse tópico, tenho certeza que você achará uma boa pessoa para fazer sua comissão. Mas lembre-se! Seja esperto, tenha formalidade e pesquise a fundo o trabalho da pessoa, para não tomar calote.

Estou no início, como devo fazer?

Não tem problema! Todos começam sem nenhuma estrutura monetária suficiente para fazer cosplays complexos. A dica é: Comece simples, com personagens fáceis de caracterizar. Além disso, procure tutoriais básicas de costura e modelação.

Depois desses passos, agora vem o mais divertido: Entre no personagem! Por isso que escolher um personagem que você se identifique é a melhor opção, será bem mais fácil atuar, ou no caso fazer poses para fotos, no evento ou qualquer lugar que seja. Tente manter a calma e seja atencioso com as pessoas que gostaram de te ver para tirar foto.

cosplay
Concurso de Cosplay na GameXP 2019.

E por último, faça cartões com suas redes sociais. Divulgue seu trabalho como cosplayer distribuindo esse simples papel, mas que pode criar um melhor vínculo com o pessoal.

Mesmo que não esteja perfeito sua fantasia, não se abale! O importante é sempre melhorar cada vez mais. A prática leva a perfeição, e as falhas só demonstram no que podemos evoluir.

Veja exemplos na Brasil Game Show

A equipe do Portal Viciados esteve presente em todos os dias da Brasil Game Show, e com isso, conseguimos fotografar alguns exemplos de Cosplayers caracterizados de forma excelente e bem feita. O intuito com isso é fazer com que possamos trazer sua mente criativa.

cosplay
Foto: Viciados

Pennywise do universo de It: A Coisa, com seu balão, roupas de palhaço e maquiagens semelhantes, e a personagem Linda Blair, de O Exorcista, com vômito falso na camisola e longos cabelos.

Cosplay fortnite
Foto: Viciados

Tricera-Top, e a bazuca do game, Zoey com uma metralhadora Scarlight e Bombardeira Estelar, e a picareta de seu conjunto. Todos os cosplays são do Fortnite: Battle Royale.

cosplay
Foto: Viciados

Chloe Price do universo Life is Strange, com unhas pintadas de rosa e cabelo azul, e Scorpion de Mortal Kombat, com máscara semelhante e sua corrente.

Brasil Game Show 2019 se realizou entre os dias 9 a 13 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo e contou com milhares de influenciadores, atrações e estandes! Confira o site do evento para mais detalhes sobre a edição de 2020.

Co-fundador e redator da Viciados. Estou aqui para escrever. Meio óbvio?

Advertisement

Confira também