Após anos sem atualizações concretas, a Xbox cancelou oficialmente o desenvolvimento de Contraband, jogo cooperativo que estava sendo criado pela Avalanche Studios em parceria com a Xbox Game Studios.
O cancelamento foi revelado inicialmente por Jason Schreier (Bloomberg) e confirmado por Stephen Totilo (Game File). Em seguida, a própria Avalanche publicou uma nota em seu site afirmando que o “desenvolvimento ativo foi interrompido enquanto avaliamos o futuro do projeto”, agradecendo aos fãs pelo apoio desde o anúncio em 2021, durante a E3.
Contraband prometia uma experiência de assaltos em mundo aberto, focada em cooperação entre jogadores. No entanto, o título nunca chegou a mostrar gameplay, e o silêncio prolongado, somado à remoção do trailer oficial no início de 2025, já indicava um possível fim.
Contraband é cancelado pela Xbox, mas qual pode ser o motivo?

Segundo Totilo, o cancelamento pode estar ligado à recente onda de cortes na divisão de publicação da Xbox, responsável por projetos com estúdios externos, como As Dusk Falls e Tell Me Why. A divisão perdeu funcionários importantes, incluindo seu antigo líder, Peter Wyse.
A situação faz parte de um cenário maior: desde a compra da Activision Blizzard, a Microsoft tem promovido demissões em massa. Em 2024 e 2025, foram milhares de cortes e encerramentos de estúdios, como a Arkane Austin, a Tango Gameworks e, mais recentemente, o reboot de Perfect Dark e Everwild, da Rare.
Confira também: Xbox | Novo console da Microsoft poderá ser mais potente que a PlayStation 6
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram!
Fonte: pt.ign