O Master System, console da SEGA de 8-bits que concorreu com o NES – e ficou na sombra dele – durante a 3ª geração de consoles, não foi um console tão reconhecido em vários países, mas no Brasil e na Europa foi um console que fez um considerável sucesso e é relembrado por muitos saudosistas.
A distribuidora da SEGA nas terras tupiniquins, a Tectoy, trouxe um dos maiores suportes aos consoles dela que é invejável pelo mundo afora, não apenas lançando os produtos da dona do ouriço azul, como também trazendo várias revisões de seus consoles, localizando alguns jogos para o Português, fazendo modificações de jogos como os de Wonder Boy para contar os personagens da Turma da Mônica, famosa série de revistas em quadrinhos no país.
Veja o comercial do Mônica no Castelo do Dragão, uma modificação de Wonder Boy in Monster Land do Master System:
A relação entre as duas empresas é até hoje considerada por muitos como o melhor suporte oficial de um videogame que já se teve na história do país, até que a SEGA parou de entrar no mercado de consoles em 2001 com a descontinuação do Dreamcast, todavia, a Tectoy não parou de produzir revisões do Mega Drive e do Master System.
Claro que com o fim do suporte da empresa do azulão, certas versões desses videogames acabaram não tendo a mesma qualidade como dos tempos áureos, ou simplesmente removendo a entrada de cartucho para vender apenas com os jogos guardados na memória, desagradando os mais entusiastas do retrogaming.
Um dos exemplos era um dos inúmeros Mega Drive 3 relançados por eles, só que esse em específico tinha jogos de celular da EA, mais especificamente aqueles antes dos smartphones, como aqueles de Java, a performance dos jogos de Mega Drive era desagradável.
Uma dessas revisões é o Master System Evolution, contendo mais de 100 jogos embutidos, ele possui certos problemas, como incluir alguns jogos de baixa qualidade feitos pela própria Tectoy misturado com os da SEGA, mas o foco dele é de ser um videogame de entrada para quem está começando a jogar videogames, ou para um saudosista que queira revistar os tempos de infância, lembrando que foram tantos os relançamentos desses videogames que acabou alcançando até a infância dos que nasceram nos anos 2000, mesmo sendo um console dos anos 80.
Confira aqui um vídeo do canal UCOLECIONADOR, entusiasta em coleção de videogames antigos, sobre o Master System Evolution:
Geralmente a Tectoy faz algumas revisadas no catálogo deles, e certos produtos ficam de fora com o tempo, e quando o Master System Evolution parou de ser comercializado, foi cobrado nas mídias sociais para que a empresa voltasse a lançar o console que já tem seus 36 anos de idade.
Master System é relançado em 2023
Um dos fatores para essa cobrança é que em 2017, ela fez uma mudança na empresa para fortalecer sua marca pelo Brasil, retornando com a logo antiga da época de grande prestígio da empresa. Para alcançar o público saudosista ela lançou um novo Mega Drive, dessa vez com a volta da entrada de cartucho e até SD Card para adicionar mais jogos, além dela ter distribuído em 2021 o Atari Flashback X da AtGames que contém jogos do Atari 2600 na memória e saída HDMI.
Em 19 de Maio, atendendo as cobranças, a empresa anunciou o retorno com a venda do Master System Evolution, já incluindo a clássica logo dos tempos áureos na carcaça do videogame, mas sem nenhuma nova revisão aparente, ele segue usando o mesmo cabo AV – popularmente conhecido no Brasil como RCA – o que pode causar uma imagem não muito agradável em TVs modernas, mas que o propósito do console segue o mesmo, de ser um videogame de entrada para crianças que estão começando a jogar ou para um saudosista que não se importe tanto com certos detalhes como os mais entusiastas.
Confira a publicação no Twitter sobre o relançamento do console:
Quem tá pronto para ter uma experiência nostálgica nos games?
— TecToy Oficial (@tectoyoficial) May 19, 2023
O Master System Evolution já vem com mais de 130 jogos para você curtir muito, seja sozinho, com os amigos ou a família!
Acesse https://t.co/mtGsi4vccU e aproveite pic.twitter.com/0ymrsWfNSJ
Mesmo a SEGA saindo do mercado de consoles em 2001, e com as três gigantes vendendo seus consoles mais recentes, a Tectoy segue fiel em relançar os consoles da empresa do ouriço azul, fazendo o Master System sendo um console comercializado oficialmente desde 1986.
Confira também: PlayStation 5 | Console PS5 está com um dos preços mais baixo de sempre nesta promoção
Gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter e Instagram!
Fontes: Canaltech, Tecnoblog, Velberan