2025 marcará o lançamento do tão aguardado Grand Theft Auto VI, o GTA 6 que tanto se falou e tanto se vazou detalhes, como o grande vazamento de dados de 2022.
Com a chegada do novo título da Rockstar Games, muitos podem se perguntar como ele rodará no Xbox Series S, uma vez sendo mais “fraco” que o Series X e o PlayStation 5.
Como GTA 6 pode rodar no Xbox Series S?
Na mais recente conferência com acionistas, Strauss Zelnick, CEO da Take Two, comentou que o Series S não é um empecilho para o desenvolvimento de Grand Theft Auto VI, logo, o console conseguirá rodar perfeitamente o novo título da Rockstar Games.
Porém, mesmo com a fala de Zelnick, ainda fica a dúvida sobre como o jogo rodará de fato, pois não será tão nítido ou ter a mesma qualidade que o Xbox Series X, seu irmão mais poderoso.
Primeiro, vamos analisar como o Grand Theft Auto V, roda nos consoles de nova geração:
PlayStation 5
- Fidelidade: 2160p a 30fps
- Desempenho: 1440p a 60fps
- Desempenho + RT: 1440p dinâmico a 60fps
Xbox Series X
- Fidelidade: 2160p a 30fps
- Desempenho: 1440p a 60fps
- Desempenho + RT: 1440p dinâmico a 60fps
Xbox Series S
- Fidelidade: 1440p a 30fps
- Desempenho: 1080p a 60fps
No Xbox Series X e no PlayStation 5, há a implementação de Ray Tracing, tanto para sombras e iluminação, quanto para os reflexos em carros, construções e demais itens do cenário, enquanto este recurso fica de fora do Series S. Além disso, o Series S consegue executar em até 1440p com 30 quadros, ou 1080p com 60 quadros.
Confira abaixo:
Quando comparado lado a lado, é nítido que o Series S tem algumas diferenças, principalmente nos modos “Performance RT“, que está completamente desabilitado no console. Mas as melhorias de texturas, suporte a HDR em monitores compatíveis, estão presentes.
Bem como novos efeitos para fogo e explosões, densidade da população aprimorada, reflexos por cubemap e reflexos planares, deixando a versão mais bonita em relação ao Xbox One.
Veja os recursos:
É certo que Grand Theft Auto V, no momento em que foi lançado para a nova geração, estava completando 9 anos de idade, e GTA 6 será muito superior ao título de 2013.
Para isso, vamos analisar um jogo que é mais pesado graficamente que GTA 5, Cyberpunk 2077 em suas versões mais recentes, incluindo com a expansão Phantom Liberty. Veja como o titulo roda:
Xbox Series S
- Modo Resolução: 1440p dinâmico com 30fps (comum: 1260p)
- Modo Desempenho: 1080p dinâmico com 60fps (comum: 972p)
Xbox Series X
- Modo Ray Tracing: 1440p reconstruído com FSR2 para 4K – 30FPS
- Modo Desempenho: 1800p dinâmico com 60fps (comum: 1620p)
PlayStation 5
- Modo Ray Tracing: 1440p reconstruído com FSR2 para 4K – 30FPS
- Modo Desempenho: 1800p dinâmico com 60fps (comum: 1512p)
Mesmo sem apresentar Ray Tracing, o Xbox Series S consegue rodar Cyberpunk 2077 de maneira estável e nítida. Veja abaixo:
A atualização 2.0, que trouxe a Phantom Liberty, para os consoles de atual geração, apresenta um desempenho superior em relação às demais versões, como o patch 1.63.
Veja uma comparação mais profunda, feita pela IGN:
Um exemplo mais recente, e ainda mais pesado que Cyberpunk 2077, é Alan Wake 2, que utiliza a versão mais recente da Northlight Engine, a qual possui gráficos que dão um gostinho de GTA 6.
Na atualização mais recente, com a The Lake House, a resolução interna no Series S aumentou, de 1280×720 para 1505×847, e vale o destaque para a falta do modo desempenho no console, estando somente a 30FPS, mas ainda com bastante qualidade gráfica.
Veja o comparativo:
Possíveis modos gráficos para GTA 6
Após analisar os três jogos, podemos esperar algo que misture um pouco de cada coisa para o Series S. O fato é que o Series X terá um desempenho superior, porém, seu irmão mais simples não fará feio.
Logo, podemos esperar algo similar:
- Modo Resolução: 1440p dinâmico com 30fps, podendo ficar na base dos 1260p – Igual ao Cyberpunk 2077
- Modo Desempenho: 1080p dinâmico com 60fps, podendo ficar na base dos 972p – igual ao Alan Wake 2
A questão do Ray Tracing é mais complicada de falar. O Series S possui um hardware compatível, porém, possivelmente ficará disponível somente para o modo Resolução; ou no cenário mais extremo, não terá tal recurso.
Em resumo, GTA 6 (Grand Theft Auto VI) chega oficialmente para Xbox Series X e Series S e PlayStation 5, entre setembro e novembro de 2025.
Confira também: PS5 Pro | Confira um vídeo de No Man’s Sky em incriveis 8K no PlayStation 5 Pro
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter (X) e Instagram!