Connect with us

Hacking

Microsoft detecta CCleaner como MALWARE

O programa forçava a coleta de dados de usuários sem pedir permissão.

Data da publicação:

em

Quem é que nunca usou um programa para auxiliar na limpeza do PC/celular ou ajudar a manter a performance da máquina? Pois bem, agora um desses programas, está sendo acusado como vírus pelo antivírus da Microsoft.

Um dos programas de limpeza de registro, histórico e arquivos temporários mais usados na América Latina está sendo acusado der ser um Malware (programa malicioso).

Microsoft detecta CCleaner como MALWARE 2023 Viciados
CCleaner otimizando arquivos.

As ações da Piriform (empresa responsável pelo CCleaner) começaram a cair quando o programa forçava a coleta de dados de usuários e atualizava o programa automaticamente sem pedir permissão.

Microsoft Forums
Usuário dizendo que o CCleaner foi atualizado sem pedir permissão.

Em 2019 a Microsoft baniu o CCleaner de seus Fóruns da Comunidade, pois os links para o programa estavam sendo censurados sem motivo algum.

CCleaner Ban

A proibição ocorreu simplesmente porque a empresa afirma que programas que prometem limpar o sistema, podem causar mais mal do que bem nos sistemas Windows e não quer que seus usuários corram “riscos” ao utilizar seus sistemas.

Após um certo tempo, a AVAST soltou o seguinte posicionamento: “Descobrimos que o Windows Defender classificou recentemente a versão gratuita do CCleaner e algumas outras de nossas ferramentas e ferramentas de nossos parceiros como “Software Potencialmente Indesejável”. Os nossos produtos e os produtos de nossos parceiros são genuínos e, por isso, estamos em contato com a Microsoft para resolver esta questão o mais rápido possível“.

Vale sempre ressaltar que todo e qualquer tipo de programa baixado da internet pode conter softwares maliciosos que de alguma forma, podem vir a causar danos irreversíveis aos usuários.

Por isso sempre é recomendado o uso de antivírus (que embora não sejam 100% eficazes) sempre auxiliam o usuário quando alguma ameaça é detectada.

FONTE: Bleeping Computer

Hacker Profissional, hipnólogo, apaixonado por tecnologia e games. Graduando em Segurança da Informação.

Confira também