O Bugatti Chiron acaba de oficialmente quebrar o record que carro mais rápido, por uma margem bem grande. O Top Gear (programa de TV) confirmou, nessa segunda-feira (2/9), que o carro, pilotado por Andy Wallace, chegou a marca de 304,77mph (490,47km/h) na pista de testes do grupo Volkswagen Ehra-Lessien.

A velocidade foi confirmada pela TÜV Alemã (Associação Ténica de Inspeção da Alemanha), de acordo com o Top Gear. Isso faz com que o Chiron seja o primeiro supercarro a atingir a marca de 300 mph (483 km/h).

Porém, esse não é um Chiron qualquer. A empresa Dallara otimizou a aerodinâmica e ficou 25,4 cm mais longo que um Chiron normal. O carro ficou mais baixo e o escapamento foi modificado para um similar ao Centodieci (modelo da marca que terá apenas 10 unidades). Além do mais, o spoiler traseiro foi descartado e substituído por uma nova peça aerodinâmica. No interior, o banco do passageiro foi retirado para ser acoplado um santantônio.

Já em relação a motorização, o Chiron usou o mesmo W16 de 8 litros com quatro turbos, além de, de uma modificação para ter os 1.600cv do Centodieci. O Top Gear disse que a embreagem e o sistema de tração integral ficaram o mesmo do Chiron normal.

A Michelin também entrou na brincadeira, criando pneus especiais, da linha Pilot Cup 2, se adaptando com o carro e o piloto, além de, serem capaz de atingir uma rotação de 4.100 RPM. Os pneus foram, também, inspecionados com raio-x antes de serem colocados no carro, para que não houvesse nenhuma imprefeição.

“O maior desafio é acertar o pacote todo, não apenas o design, não apenas a aerodinâmica, não apenas o motor, não apenas os pneus,” disse Frank Heyl ao Top Gear. “É colocando tudo junto e fazendo funcionar em um carro.”

O Top Gear confirmou, também, que a marca não irá mais competir para fazer o carro mais rápido, “nós mostramos vários vezes que construimos os carros mais rápidos do mundo. No futuro iremos focar em outras áreas,” disse o CEO da Bugatti Stephan Winkelmann.

Bugatti Chiron quebra record de velocidade com 304MPH 2024 Portal Viciados

Foi confirmado que o modelo modificado do Chiron será lançado algo como um modelo Super Sport, mas, obviamente, que não será qualquer local possivel atingir os 300mph (483km/h). Entretanto, o foi um grande feito pela Bugatti e isso também serve como um incetivo a outras marcas que buscam esse record, como a Koenigsegg, que obtém o record, com o modelo Agera RS, de carro de produção mais rápido no momento atingindo 457,94 km/h (284,55 mph).