Não dá para negar que o lançamento dos jogos novos de grandes franquias como GTA e Assassin’s Creed causa um furor entre os jogadores. Porém, às vezes, o público busca algo diferente. Não só um jogo distinto, mas sim algo fora do comum.
A indústria dos jogos começou a explorar algumas categorias menos convencionais e com experiências super diferentes. Uma pesquisa da Game Brasil mostrou que 74,5% dos brasileiros jogam games regularmente e que o perfil dos jogadores é cada vez mais diverso, mostrando a necessidade de temas mais variados.
Fonte: Pexels
Jogos de cultivo e pesca: a vida rural nos games
Os games de vida no campo chegam com uma abordagem mais relaxante do que os famosos jogos de batalha que focam na adrenalina. Um dos mais famosos é o Stardew Valley, onde o jogador administra e coloca a mão na massa plantando, colhendo, criando animais e interagindo com a comunidade.
Outro game de plantação é o Farming Simulator, que já conta com 17 versões e permite que o usuário use tratores e caminhões modernos na sua fazenda virtual, compre mais terras e automatize alguns serviços.
Já para os gamers que adoram contar uma história de pescador, nada melhor do que um jogo de pesca. Fishing: North Atlantic é um título que leva a pesca a outro nível, com embarcações enormes e modernas e diversas técnicas de captura.
O fascínio pela temática da pesca não se limita apenas aos simuladores tradicionais. Esse interesse também foi incorporado em jogos de cassino online, que adaptaram o conceito para experiências mais dinâmicas e baseadas na sorte. O mais famoso deles é, sem dúvida, o Big Bass Splash. Totalmente baseado no mundo da pesca, para quem gosta de jogos caça-niqueis, o game tem as versões Bonanza, Amazon Extreme e Secrets of the Golden Lake.
Por outro lado, o Dave the Diver, apesar de não ser 100% sobre pesca, mistura um pouco a temática de gerenciamento de negócio dos jogos de celular de fazenda e o mar presente em muitos slots temáticos. O game tem pesca, mas envolve também a exploração subaquática e o gerenciamento de um sushi bar.
Fonte: Pexels
Histórias que desafiam o convencional
Entre os lançamentos mais recentes, o game Lost Records: Bloom & Rage explora a história de 4 amigas que se reencontram depois de 27 anos. No game, o jogador reconstitui a história do passado, e as escolhas que faz durante a história têm consequências. O jogo tem 93% de avaliações positivas na Steam do Brasil, o que demonstra que temáticas e dinâmicas diferentes atraem os brasileiros.
Outro exemplo é o Cult of the Lamb, um roguelike com estética macabra e fofa ao mesmo tempo. Nele, o jogador é um cordeiro que foi salvo da morte por uma entidade e precisa fundar um culto em sua homenagem. Na jornada, o usuário deve recrutar seguidores, fazer cruzadas, realizar rituais e melhorar seu acampamento.
Universo dos games além dos gêneros tradicionais
Muitos jogos hoje em dia seguem fórmulas de sucesso já conhecidas, mas algumas produtoras tentam trazer novidades para a experiência gamer. Isso é muito apreciado pelos brasileiros, como se percebe no sucesso de jogos de temáticas tão diferentes. A variedade com certeza é um fator importante para os amantes de jogos no Brasil.