Connect with us

Tecnologia

AMD poderá ser a primeira empresa a usar chips em 3nm da Samsung!

Com o avanço da tecnologia, a AMD poderá começar a usar os chips de 3nm da Samsung para fabricar seus processadores Ryzen futuros!

Published

on

Com o avanço da tecnologia, a AMD poderá começar a usar os chips de 3nm da Samsung para fabricar seus processadores Ryzen futuros!

Recentemente, surgiu alguns rumores pela internet de que a AMD, que pra quem não sabe, significa Advanced Micro Devices, seria a primeira empresa a fazer uso dos chips de nova litografia da Samsung, que seriam fabricados em 3nm (nanômetros).

De acordo com o site WCCFTech juntamente do DigiTimes, essa decisão por parte da fabricante veio quando a Apple fechou uma “parceria” com a TSMC para usar os chips fabricados por esta. Juntamente com a AMD, vem a Qualcomm, que também possui interesse nos chips de menor litografia.

AMD poderá ser a primeira empresa a usar chips em 3nm da Samsung! 1

Com a linha Ryzen, a AMD vem crescendo e muito no mercado, recuperando os danos de um passado nem tão favorável para a empresa, onde por exemplo, de 2020 para 2021, sua receita com os Ryzen, aumentou em 45%, o que gerou um total de U$9.8 Bilhões.

A TSMC, fabricante de semicondutores de Taiwan, já havia confirmado que iria começar a fabricar chips em 3nm, no entanto a produção teria seu ritmo diminuído devido a escassez de matéria prima para a fabricação destes, onde começará em massa no primeiro semestre de 2022.

Com essa confirmação, a Apple teria procurado a TSMC para possuir exclusividade para poder fabricar seus futuros processadores, A16 Bionic, em 3nm; o que fez com que a fabricante se afastasse da fabricante taiwanesa e se aproximasse da sul-coreana, Samsung.

AMD poderá ser a primeira empresa a usar chips em 3nm da Samsung! 2
Créditos: AMD

A estratégia da Samsung foi fabricar seus chips de menor litografia usando uma técnica diferente, apostou na técnica conhecida pela sigla “GAAFET” – Gate-All-Arround – que permite com que os transistores tenham mais desempenho e consumam menos energia do chip e cada MOSFET (um tipo de transistor feito de metal), terá mais de um canal para se comunicar diretamente com o chip.

Com isso, a AMD poderá ser a primeira empresa a usar estes na sua nova geração de processadores de 2023, visto que a de 2022, sob codinome Raphael, poderá usar litografia de 5nm.

Confira também: Nvidia | RTX A4500 para workstations vaza no EEC!

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!

FonteWCCFTech

Jornalista e Redator do Portal Viciados, criador de mods de tradução para Grand Theft Auto nos tempos livres, gosta de tecnologia com foco para as marcas da AMD, Intel e Nvidia.

Advertisement

Confira também