A AMD fez algumas apresentações interessantes na CES, evento este que são mostrados novos componentes, periféricos e novidades para o mundo da informática no geral. Novas APUs, confirmações de rumores sobre os chips Ryzen são os destaques do evento. Confira com mais detalhes o que rolou na CES:
APUs AMD Ryzen 6000 Rembrandt
Começando com a confirmação e o anúncio das novas APUs Ryzen 6000 com o codinome Rembrandt. Vindo para substituir as plataformas móveis Ryzen 5000U e 5000H e apresenta especificações interessantes, tais como uma litografia de 6nm, a evolução da arquitetura Zen com a Zen3+, as novas iGPU Radeon 6XXM que estão fortes nesta geração e o suporte para memórias RAM DDR5.
O modelo topo de linha é a APU Ryzen 9 6980HX que vem equipada com 8 núcleos e 16 threads com clocks máximos em 5.0GHz, até então a APU mais rápida do segmento. O chip ainda trás um total de 16MB de cache L3 e 4MB de cache L2. Na parte gráfica, o mesmo vem com a evolução das iGPUs Vega, vindo com a nova Radeon 680M com um total de 12 Unidades Computacionais, o que gera um total de 768 Cores; com os clocks na casa dos 2GHz. Estas novas APUs apresentam o suporte ao DDR5 e LPDDR4X.
AMD Ryzen 7 5800X3D e Novos chips Ryzen 7000
Algo que a AMD apresentou e despertou a curiosidade de muitos foi uma nova versão do Ryzen 7 5800X. Recentemente falamos aqui sobre a tecnologia 3D V-Cache e esta foi implementada neste modelo do Ryzen 7 5800X3D e como novidades temos obviamente o cache diferenciado, onde são dispostos em pilhas de 64MB para o L3. Os clocks foram reduzidos em 200MHz, onde o máximo que alcança é 4.5GHz contra os 4.7GHz do Ryzen 7 5800X padrão, no entanto, o consumo do mesmo ainda se manteve igual na casa dos 105W. Sua previsão de lançamento é na primavera no Hemisfério Norte ainda esse ano.
A nova geração Ryzen 7000 foi revelada no evento e o protótipo revela um novo design para os chips e confirmou algumas coisas como o nome da geração (Raphael), a litografia de 5 nanômetros, a nova arquitetura Zen4 e o novo socket, que passou a ser um LGA, com 1718 contatos na placa mãe (LGA1718), o já esperado suporte à memórias RAM DDR5, PCI Express 5.0 e consumo que poderá passar a casa dos 170W. Mais detalhes não foram revelados e são esperados para serem lançados no final deste ano.
GPUs AMD Radeon RX 6500XT, RX 6400, RX6000S e RX6000M
Após muitos rumores, a AMD finalmente confirmou as suas novas GPUs de entrada com base em RDNA2 da linha RX 6000. A Radeon RX 6500XT vem equipada com um total de 4GB de VRAM GDDR6 e com mais 16MB de Infinity Cache com barramento de 64Bits, com o chip Navi24 fabricado em 6nm, onde apresenta 16 Unidades Computacionais e um total de 1024 Stream Processors com clocks que podem passar a casa dos 2.8GHz e ainda apresenta um consumo na casa dos 107W, sendo necessário um conector extra de energia. Com preço de lançamento de U$199.
A AMD Radeon RX 6400, também virá equipada com 4GB de VRAM GDDR6 e 16MB de Infinity Cache, com o mesmo chip baseado em Navi24 e com o mesmo barramento de 64Bits, no entanto, a mesma apresenta menos unidades computacionais, variando entre 10 a 14 (informação ainda não revelada); o mesmo pode ser dito dos núcleos, que de 1024 na 6500XT, terá um total de 768 Stream Processors na 6400 e apresenta clocks mais baixos, na casa dos 2.5GHz, tanto que nem precisará de conector externo, por consumir 75W.
Por fim, unindo as duas informações, foram apresentadas mais alguns modelos, a linha S e a M para placas de vídeo da série RX 6000. A linha S é a mais “simples” em novidades, onde são modelos já existentes, como a RX 6700S, que por apresentar esta terminação, vem equipada com clocks mais baixos que o modelo normal com o foco em economizar energia no notebook.
A linha M, como o próprio nome sugere, são os modelos exclusivos para plataformas móveis. O modelo topo de linha para estes será a Radeon RX 6850M XT, que trás um total de 40 unidades computacionais, um total de 2560 núcleos e clocks máximos de 2463MHz. Na parte de memórias, esta virá equipada com um total de 12GB de VRAM GDRR6 e com mais 96MB do AMD Infinity Cache e um consumo que passa fácil a casa dos 165W, visto que seu uso é para notebooks de alto desempenho.
Atualizações para o software AMD Adrenalin
Por fim, no evento, a AMD ainda anunciou que trará mais atualizações para o software Adrenalin. Como novidade, terá a tecnologia Radeon Super Resolution. Sobre o software, a fabricante comentou:
A AMD continuou a aprimorar seu amplo pacote de software, oferecendo recursos que permitem uma jogabilidade responsiva, de baixa latência e visuais de alta fidelidade. O próximo lançamento inclui AMD Radeon Super Resolution (RSR), uma nova tecnologia de upscaling espacial baseada em driver. Construído no mesmo algoritmo que AMD FidelityFX Super Resolution, RSR libera novos níveis de desempenho com experiências de jogo de resolução quase nativa em qualquer jogo executado em modo de tela inteira exclusivo em gráficos mais recentes e baseados em AMD RDNA.
Recursos adicionais do futuro lançamento do software AMD incluem atualizações para o AMD Link (AMD Link 5.0), que permite aos usuários jogar seus jogos de PC em um telefone, tablet ou PC com Windows de praticamente qualquer lugar. A tecnologia AMD Privacy View, fornecida pela Eyeware, é um novo recurso que deve estar disponível no 1S 2022 que usa a tecnologia de ponta de rastreamento ocular e de cabeça da Eyeware para oferecer maiores níveis de privacidade.
Confira também: Uncharted: Fora do Mapa | Tom Holland é o destaque no novo trailer
Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!
Fonte: WCCFTech