A geração Alder Lake de processadores foi lançada mês passada, no entanto, os modelos de entrada dessa nova geração ainda estão sendo lançadas, como o Intel Core i3-12100, onde de acordo com novos testes, teve um desempenho igual ou superior em alguns casos ao Ryzen 3 3300X.
Os testes foram realizados com uma placa-mãe ASRock Z690 Steel Legend, combinada de uma GeForce RTX 3060Ti e 16GB de RAM DDR4 em 3600MHz.
Este processador vem equipado com 4 núcleos e 8 threads e assim como visto nas variantes não-K do Core i5, vem com somente os núcleos de desempenho Golden Cove, não apresentando os E-Cores (núcleos de eficiência energética), vindo com um total de 12MB de cache L3. Na parte de clocks, o mesmo possui um clock base de 3.3GHz e com boost alcança 4.3GHz. Quanto ao consumo deste, o processador de entrada da Intel possui um consumo que varia de 60 a 77W.
Em testes de benchmark como o PCMark, o desempenho do Core i3 foi cerca de 15% acima do Ryzen 3. No Cinebench R23, o processador da Intel teve um desempenho ainda mais notório, onde teve desempenho no single-thread 26% superior; já no multi-thread, o desempenho foi 27% superior ao processador da AMD.
No Adobe Premiere, o processador do lado azul da força, também se mostrou superior, cerca de 50% a mais de desempenho quando está exportando vídeos. Em jogos o i3 sai na frente; em Cyberpunk 2077 com as configurações no alto, ambos processadores empatam, no entanto, com o DLSS ativado, o i3 passa da casa dos 140 FPS; com Ray Tracing ativado, o mesmo passa a casa dos 115 FPS.
Em Counter Strike: Global Offensive, com o jogo configurado no alto em resolução 4K (3840×2160), o processador do lado vermelho da força fez uma média de 235 FPS, já o processador da Intel, uma média de 255 FPS. As variantes não-K têm previsão para serem lançadas no primeiro trimestre de 2022.
Confira também: Epic Games libera Dead by Daylight de graça
Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!
Fonte: TechPowerUp