As futuras gerações Raptor e Meteor Lake da Intel já possui alguns detalhes vazados, no entanto a mesma só deve aparecer para os desktops lá entre 2022 e 2023 e como dito anteriormente, a 13ª ainda manterá o suporte a memórias no padrão DDR4.
Recentemente, alguns sites de tecnologia como o WCCFTech, tiveram acesso a um chip Meteor Lake e já puderam tirar suas conclusões iniciais; este vem com um design “quad-tile“, onde o DIE (metal que é impresso o nome do processador, usado para dissipar calor entre o núcleo e o metal) possui 4 divisões, comportando uma parte da CPU e uma parte de um chip gráfico.
O que se sabe sobre as gerações Raptor e Meteor Lake da Intel?
Apesar da 12ª Geração de processadores ter sido lançada a pouco tempo, já temos conhecimento de algumas características sobre a 13ª e 14ª Geração, onde irão possuir os nomes de Raptor e Meteor Lake. Ambas gerações como principal novidade, apresentarão uma nova evolução dos núcleos de desempenho, baseados em Cove, os P-Core, onde pelo menos para a geração Meteor Lake, os mesmo terão o nome de Redwood Cove, já os E-Core, teriam o nome de Cresmont.
Acredita-se que a 13ª Geração terá no máximo 24C/32T com um consumo máximo na casa dos 125W, no entanto, não se sabe por enquanto a quantidade máxima de núcleos e threads da geração Meteor Lake, 14ª.
Como ainda não se há uma confirmação oficial, acredita-se até agora que a TSMC irá fabricar em partes o chip que vão compor os processadores de 13ª e 14ª Geração da Intel, onde estes viriam com litografia de 7 e 4nm (nanômetros) respectivamente, já para as GPUs que comportariam os processadores com gráficos integrados, os rumores apontam que seriam fabricadas em 3nm.
É esperado que ambas as gerações ainda apresentem o mesmo socket, o LGA 1700, manterão o suporte a DDR5 e PCIExpress 5.0, onde já comportarão as novas gerações de GPUs da AMD baseadas em RDNA3 e da Nvidia baseadas em Ada Lovelace.
Confira também: O que é um ficheiro PDF?
Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!
Fonte: WCCFTech