Na última semana, acompanhamos o lançamento da nova linha de processadores da Intel; a 12ª Geração, que trouxeram consigo um grande salto de desempenho quando comparados com a 10ª e a 11ª Geração.
A AMD nestes últimos anos está muito forte no mercado de processadores, a linha Ryzen está muito poderosa. Após os AMD FX nãa terem dado muito certo, eram anunciados e vendidos como processadores que tinham de 4 a 8 núcleos, sendo a evolução do módulo Bulldozer herdado da linha dos Phenom, eles apenas apresentavam a metade dos núcleos anunciados, como exemplo, o FX 8300, que na realidade possui 4 núcleos e 8 threads.
Esta nova geração de processadores Core, está se mostrando muito mais eficiente e com desempenho superior quando comparados com os AMD Ryzen equivalentes. Se pegarmos como exemplo o Ryzen 9 5950X, o Core i9-12900K tem se mostrado superior quando o assunto é tarefas de singlethread, que estressam apenas 1 núcleo do processador para ver o máximo de performance por core.
Destaques não param apenas em desempenho single thread!
Como um dos grandes destaques, a 12ª Geração está se mostrando com desempenho igual ou superior em tarefas multithread, que vão usar todos os núcleos da CPU. Nesses cenários, a linha Ryzen sempre saiu na frente por possuir mais núcleos, logo possuindo um maior desempenho por core; no entanto, a nova geração da Intel conseguiu diminuir essa diferença. O site do ARSTechnica realizou testes com ambos e em testes de benchmark no CineBench R20, o i9 fez 10.323 pontos, enquanto o Ryzen 9 fez 10.085.
O site PCWorld mostrou que este Core i9 se mostra superior no quesito renderização, que é um teste que compara o poder do processador em cenários que envolvem processamento gráfico. O i9 faz 27.275 pontos, enquanto o Ryzen faz 26.617.
Este desempenho monstruoso está se mostrando possível pela combinação dos P com os E-Cores e de sua nova arquitetura híbrida, apresentando núcleos de alto desempenho e núcleos de eficiência energética, o mesmo foi visto nos Apple M1 e em alguns processadores da Qualcomm.
Confira também: Take Two cancela nova IP e toma decisão sobre os funcionários
Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!
Fonte: TechMundo, PCWorld e ARSTechnica