A Sony já passou por melhores dias e a marca PlayStation está carregando esse legado, junto com a sua administração que tem tomado medidas muito estranhas.
Por outro lado, temos a Microsoft que está corrigindo muitos dos erros do passado e apostando em decisões ousadas, mas certeiras no mundo dos jogos, como o Xbox Game Pass e o Xbox Series S.
Até alguns anos a PlayStation dominava o mercado de videogames, porém a Microsoft ainda estava a recuperar das decisões passadas e do lançamento que é considerado por muitos como desastroso, do Xbox One em 2013.
A Microsoft compra estúdios para o Xbox e a Sony acaba com eles no PlayStation
O maior problema da Sony é a falta de investimento na aquisição ou expansão de estúdios originais. Durante o final da geração do Xbox One e PS4, a Microsoft comprou bastantes estúdios além claro da compra da ZeniMax Media que inclui da Bethesda e outros estúdios menores.
Nessa mesma geração a Sony adquiriu apenas a Insomniac Games, mas acabou fechando dois estúdios e isso foi um dos vários erros, afinal de contas a concorrência está crescendo de forma muito perceptível.
Com a Microsoft reunindo agora 23 estúdios contra os 12 da Sony é fácil perceber quem vai entregar a maior variedade de games para os jogadores. Ainda mais quando conjugados com o console mais barato da geração e com o GamePass.
Outro grande problema foi a falta de visão da Sony, afinal de contas ela adquiriu em 2012 a Gaikai e a Onlive, que eram plataformas de jogos em nuvem, no entanto a empresa nunca investiu forte nestas compras e a Microsoft novamente superou a concorrência com a Azure e Xbox Cloud.
Além disso, a Sony perdeu a batalha da narrativa de poder contra o Xbox, tanto o PS4 Pro quanto o PlayStation 5 são consoles que entregam menos poder do que a concorrência e isso acaba sendo perceptível em jogos que aproveitam todos os recursos dos consoles Xbox.
O fim da Japan Studio é um erro de herança cultural
Agora mais recentemente, as notícias da Sony deixando o Japão de lado, cimentadas com o fim da Japan Studios representam um grande erro para a empresa. A Sony tinha uma grande herança cultural em ser uma empresa japonesa e isso era apontado como algo forte para a marca.
Neste tempo, também tivemos diversos erros de marketing, desde o desastre com o cross-play do Fortnite, bem como, o anúncio de que a Sony acreditava na próxima geração, mas depois anuncia jogos como Horizon Forbidden West e Spider-Man: Miles Morales também no PS4, sendo que o marketing inicial desses jogos davam a entender que só chegariam ao PS5.
Neste momento, a Sony parece que está aproveitando o sucesso do PlayStation 4, mas com cada vez mais decisões erradas por parte da administração de Jim Ryan, esse sucesso pode chegar ao fim, ainda mais com a aposta da Microsoft no ecossistema Xbox, que o tornou um verdadeiro monstro contra o PlayStation.
Confira também: Político acha que GTA 5 é o culpado pela masculinidade tóxica
Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter.
Fonte: Metro.co.uk