Um golpe no WhatApp promete dar 1000 diamantes gratuitos para Free Fire; a moeda in-game que serve para comprar itens do jogo, e estaria se passando por um “presente” da Garena para os usuários que estão jogando durante o isolamento social.
Os golpistas estão se aproveitando do isolamento social em função da COVID-19 para oferecer prêmios falsos a jogadores, levando-os a diferentes ações fraudulentas. A mensagem enviada é:
A Kaspersky(empresa de cibersegurança) alerta que o usuário não deve clicar ou compartilhar o link malicioso, pois ele tem um malware (scareware) contido nele. A empresa não informou o número de vítimas do novo golpe.
Veja também as últimas notícias:
- Fortnite anuncia a volta da Double Pump para Temporada Raiz
- Pokémon TCG Pocket | Entenda o novo evento e como obter a rara Arcanine ex
- Assassin’s Creed Shadows | Detalhes do jogo da Ubisoft no Steam dividem fãs
- Comunidade de GTA fica devastada após teoria da lua sobre Trailer 2 de GTA 6 ser desmentida
- Black Friday | Elden Ring Shadow of Erdtree de PS5 está com desconto na Amazon
Como o golpe do Free Fire funciona?
Conforme caso clique no link, o usuário será redirecionado para uma página fraudulenta, que faz três perguntas: quantas horas o player joga Free Fire por dia; se gosta do jogo; e de qual liga faz parte. Para cada resposta uma nova janela é aberta, e é onde o golpe se concretiza.
Segundo testes realizados pelos especialistas da Kaspersky, foram encontradas páginas que exibem anúncios, pedidos para participar de pesquisas online e scarewares. Este acontece como uma suposta infecção do dispositivo, ou a necessidade de baixar uma VPN para seguir acessando o link. A empresa relata ainda que o golpe se adapta ao idioma do usuário, podendo aparecer em português, inglês e espanhol.
Ademais, o golpe pede que a vítima compartilhe a “promoção” com dez contatos do WhatsApp. Nos testes da Kaspersky, não foi possível carregar o suposto benefício na conta do jogo. O golpe mostra um aviso constante, dizendo que falta compartilhar a mensagem com cinco contatos.
Confira também: Xiaomi Redmi Note 9 | Confira os primeiros detalhes
Por fim, a pessoa também pode receber o scareware, um tipo de ação em que o golpista busca convencer o usuário de que ele está sob ameaça e que precisa baixar um programa malicioso para resolver o problema. “Uma engenharia social que visa gerar uma percepção de medo para fazer com que a vítima baixe uma solução para o problema apresentado, como uma suposta infecção no dispositivo ou a necessidade de baixar uma VPN para seguir acessando o link”, explica a Kaspersky em comunicado.