A nova linha de placas de vídeo da Nvidia, a GeForce RTX 5000, já estão disponíveis em diversos mercados, e os testes revelam um desempenho bruto extremo, ainda mais quando utilizado recursos de upscale, como o DLSS4; porém, a nova atualização de driver, está deixando a placa, a RTX 5090, inutilizável.
Nvidia GeForce RTX 5000 com problemas de drivers
Recentemente, diversos usuários na China, começaram a relatar que diversos modelos de placas da nova linha da Nvidia, estão sofrendo com problemas após uma atualização de driver.
Não apenas a RTX 5090 padrão, mas também o modelo 5090D estão ficando indetectáveis pelo sistema operacional após a atualização mais recente dos drivers de vídeo da fabricante.
De acordo com usuários no fórum Chiphell, fabricantes como a Colorful e Manli são as mais afetadas, no entanto, há também relatos de problemas com modelos de marcas mais conhecidas no mercado, como a Gigabyte.
Veja abaixo:
Relatos indicam que qualquer modelo desta GPU pode ser afetado pelo problema. Uma possível solução seria trocar o PCIe 4.0 pela versão mais recente, PCIe 5.0, porém isso não é uma garantia. Um usuário no Reddit testou essa mudança e não obteve resultados.
Esse usuário possui uma ASUS ROG STRIX B650E-F Gaming Wi-Fi, um AMD Ryzen 7 9800X3D e uma Nvidia GeForce RTX 5090, mas até o momento, ainda não encontrou uma solução.
Não é somente as RTX 5090. De acordo com o entusiasta de hardware alemão Roman “Der8auer” Hartung, a RTX 5080 também está passando por instabilidades, e utilizar, neste caso, o PCIe 4.0, melhorou a estabilidade da GPU, com uma perda de desempenho de somente 1%.
Vale dizer que até o momento, a Nvidia não se pronunciou sobre tais ocorridos. Em resumo, é esperado que em breve, uma correção oficial seja lançada pela fabricante.
Confira também: Miles Morales de Spider Man aparece em promoção do Xbox; O que isso pode ser?
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter (X) e Instagram!
Fonte: Hardware.com