Os modders sempre tiveram um grande papel na história dos jogos da franquia Grand Theft Auto (GTA) da Rockstar Games, criando conteúdo que mantém a comunidade viva e os títulos relevantes ao longo dos anos.
Você pode aproveitar e conferir mais detalhes sobre este assunto no vídeo do nosso parceiro SanInPlay:
No entanto, os recentes conflitos entre a Rockstar Games, sua distribuidora Take-Two Interactive, e os criadores de mods deixaram a impressão: a Rockstar está realmente contra os modders?
O caso Vice City Next Gen Edition
Um dos episódios mais emblemáticos dessa briga é o mod Vice City Next Gen Edition, desenvolvido pela equipe russa Revolution Team. O projeto, que trouxe uma remasterização completa de GTA: Vice City no motor gráfico RAGE (usado em GTA 4, 5 e Red Dead Redemption 2), impressionou por sua qualidade e dedicação.
Porém, essa repercussão atraiu a atenção da Rockstar Games e da Take-Two Interactive, que tomaram medidas imediatas para derrubar o canal do YouTube do grupo e bloquear o acesso ao conteúdo.
Segundo os modders, mesmo após os strikes e a remoção do canal, o projeto continuou firme, com o mod sendo distribuído gratuitamente através de torrents e desta vez sem precisar de possuir uma cópia original do GTA 4.
Por que os modders resistem?
A Revolution Team mostrou resiliência contra a Rockstar Games e Take Two ao repostar o trailer e liberar o mod sem a necessidade de uma cópia original de GTA 4, que antes era exigida para rodar o conteúdo.
Essa atitude desafiadora está sendo interpretada como uma resposta direta à tentativa de censura da Rockstar, especialmente porque a equipe opera na Rússia, onde as restrições legais impostas pelas empresas norte-americanas têm menor impacto.
Um conflito antigo na Rockstar Games
A tensão entre a Rockstar e a comunidade de mods não é novidade. Mods icônicos como o Liberty City Preservation Project, que trouxe a cidade de GTA 4 para o mundo de GTA 5, também foram alvos de ações legais, com sua distribuição proibida em 2025. A Take-Two Interactive tem um histórico de repressão a projetos similares, alegando proteção de direitos autorais.
No entanto, essa postura tem gerado críticas, especialmente porque a comunidade modder contribuiu em muito para o sucesso e longevidade dos jogos da Rockstar. Jogos como GTA San Andreas e GTA 5 continuam relevantes graças às modificações, que vão desde melhorias gráficas até novos conteúdos e modos de jogo.
Qual o motivo do banimento destes mods?
A Rockstar Games e a Take-Two Interactive têm banido mods para proteger sua propriedade intelectual e manter o controle total sobre suas franquias. A empresa busca evitar modificações não autorizadas que possam infringir direitos autorais, desviar atenção de lançamentos oficiais ou competir diretamente com projetos futuros, como remasterizações ou mapas clássicos em outros jogos.
Além disso, mods populares podem causar comparações desfavoráveis com conteúdos oficiais, enquanto mods de má qualidade ou mal-intencionados podem comprometer a segurança dos jogadores e a reputação da empresa.
E com GTA 6?
Em suma, com o GTA 6 em desenvolvimento, o pedido da maioria dos fãs é que a Rockstar Games adote uma abordagem mais equilibrada, reconhecendo o valor que a comunidade traz para seus jogos.
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