Crysis foi um dos principais lançamentos da Electronic Arts e da Crytek para os PCs em 2007, onde apresentava gráficos insanos para a época, e foi com ele que surgiu a icônica frase “Seu PC roda Crysis?“; e o diretor e fundador da Crytek confirma que na época, não iria rodar mesmo.
Seu PC não roda Crysis? Nem os de 2007 conseguiam!
De acordo com Cevat Yerli, diretor do FPS e fundador da desenvolvedora Crytek, a ideia por trás dessa icônica frase foi que as configurações mais avançadas do jogo não foram projetadas levando em conta os hardwares disponíveis na época de seu lançamento.
“Queríamos que Crysis fosse atemporal, algo à prova do futuro, de forma que, se alguém o jogasse daqui a três anos, ele ainda pareceria melhor do que hoje”, explicou Cevat Yerli em entrevista à revista PC Gamer. O diretor também revelou que, embora o jogo tenha sido lançado em 2007, ele foi projetado pensando em máquinas que só chegariam ao mercado em 2010.
Em um vídeo de 2020, os escritores da Digital Foundry, John Linneman e Alex Battaglia, descobriram que Crysis, rodando em um sistema poderoso de 2007, mal conseguia manter 30 fps em configurações altas e na resolução de 1168×665.
Logo, acaba sendo algo desafiador e até humilhante em muitos casos, rodar o título com tudo no mais alto possível, e se deparar com taxas de quadros baixas, forçando o jogador a diminuir a qualidade e ou a resolução.
Em sua entrevista, o diretor detalhou que muitas das tecnologias implementadas no jogo foram criadas para realmente romper barreiras. Ele explicou que algumas das soluções inovadoras empregadas em 2007 já eram conhecidas por outros desenvolvedores, mas eram consideradas lentas ou ineficientes demais para serem aplicadas na época.
Yerli também revelou que, até hoje, sente um orgulho especial pelas animações faciais de Crysis, que ele considera superiores até mesmo ao trabalho feito pela Valve na Source. Além disso, destacou o uso inovador de sombras e shaders, capazes de capturar detalhes sutis, como os momentos em que os personagens ficavam com os rostos corados, adicionando um realismo impressionante para a época.
Mesmo que os títulos subsequentes da franquia também tenham apresentado ótimos visuais, nenhum conseguiu replicar o impacto do jogo original. Atualmente, a Crytek está desenvolvendo Crysis 4, anunciado em 2022, que segue sem novidades.
Confira também: As estranhas movimentações da Rockstar Games no início de 2025
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter (X) e Instagram!
Fonte: PC Gamer