Desde o seu lançamento em 2018, Red Dead Redemption 2 (RDR 2), da Rockstar Games, tem sido amplamente aclamado como um dos maiores triunfos da história dos videogames.
Seu nível de detalhes, narrativa emocionante e jogabilidade imersiva o colocam em um patamar que poucos jogos alcançaram. Porém, o que faz de Red Dead Redemption 2 uma obra-prima é também o que o torna um problema para a indústria.
Como apontou o criador de conteúdo Sidão do Game em seu recente vídeo no YouTube, essa prática de comparar tudo com Red Dead Redemption 2 criou uma barreira para que muitos jogadores aproveitem outros títulos.
O detalhismo quase obsessivo do jogo está criando uma barreira de comparação injusta para novos títulos que chegam ao mercado. A frase “Ah, mas no Red Dead 2 isso é melhor” tornou-se quase um mantra entre fãs, mas será que essa atitude é justa com outras desenvolvedoras?
O padrão inalcançável de Red Dead Redemption 2
Red Dead Redemption 2 é um jogo fora da curva. Para atingir seu nível de qualidade, mais de 1.600 desenvolvedores trabalharam durante oito anos com um orçamento estimado entre 200 e 500 milhões de dólares.
Esse gigantesco esforço culminou em um jogo que trouxe inovações como:
- Mundo vivo e orgânico: NPCs reagindo às suas ações de forma única.
- Detalhes minuciosos: Como o comportamento do pelo de animais e até o encolhimento dos testículos dos cavalos no frio (sim, isso mesmo!).
- Narrativa emocionante: Uma história digna de um grande épico cinematográfico.
Tudo isso, porém, teve um custo humano. Durante o desenvolvimento, surgiram denúncias de Crunch, uma prática de trabalho abusiva que exige longas horas e cria um ambiente de pressão extrema.
Do mesmo modo, alguns desenvolvedores relataram jornadas de até 100 horas semanais, com ameaças e humilhações como parte do processo. Ou seja, o jogo é tão incrível quanto controverso.
O problema da comparação constante
A qualidade de Red Dead Redemption 2 é inegável. No entanto, tratá-lo como “padrão mínimo” para todos os outros jogos é irreal e injusto.
Nem todas as desenvolvedoras têm o mesmo orçamento, equipe ou tempo para produzir seus jogos. Além disso, nem todo jogo tem a mesma proposta.
Essa obsessão pela comparação tem dois efeitos negativos:
- Fãs insatisfeitos: Nada nunca é “bom o suficiente”. Se o cavalo do novo jogo não se comporta como o de Red Dead, o jogo é automaticamente inferior, mesmo que ele seja incrível em outros aspectos.
- Pressão nas desenvolvedoras: Pequenos estúdios, ou mesmo grandes, acabam sendo criticados injustamente por não conseguirem atingir esse nível quase utópico de detalhamento.
Em suma, Red Dead Redemption 2 não é a norma; ele é a exceção. O jogo atingiu esse patamar de qualidade porque contou com condições extremamente únicas. Devemos cobrar qualidade dos jogos, claro, mas dentro do que cada título se propõe a entregar.
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Fonte: Sidão do Game