Ontem, 25 de dezembro, alguns documentos sobre a trilogia clássica da franquia Grand Theft Auto acabaram vazando, incluindo informações sobre a primeira visão do que seria o GTA Online para o GTA 3; mesmo que descartado, essas seriam as principais ideias da Rockstar Games para o título.
Estes eram os planos originais da Rockstar Games para criar GTA Online em 2001
Essa ambiciosa visão, revelada nos documentos, acabou sendo cancelada devido às limitações tecnológicas da época, mesmo que a equipe tenha trabalhado no projeto, trouxe ideias inovadoras que, na época, poderiam ter revolucionado os jogos multiplayer.
De acordo com o vazamento, a ideia era criar uma experiência online imersiva e cheia de recursos avançados para a época. Confira alguns dos elementos mais impressionantes que estavam nos planos originais:
- Fações jogáveis:
- Polícia
- Máfia
- Yakuza
- Gangue Dogheart Massive
- Motoqueiros
- Sistema Judicial:
Jogadores poderiam ser declarados culpados ou inocentes em tribunais, com o resultado dependendo de suas habilidades legais. - Sistema de Reputação:
Cada gangue teria pontos de encontro específicos, e o sistema de reputação influenciaria as interações com NPCs e outros jogadores. - Hospitais e Sistema de Fuga:
Jogadores feridos seriam levados de ambulância para hospitais, mas, caso tivessem cometido crimes, seriam encaminhados à prisão. Também haveria a opção de fugir e buscar ajuda médica fora do sistema oficial da cidade. - Customização de personagens e roupas:
Um robusto sistema de personalização permitiria criar personagens únicos, assim como é no GTA Online de hoje. - Habilidades:
O plano da Rockstar Games incluía a adição de habilidades especiais como hacking, carisma, possibilidade de criar itens com química, força e inteligência. Essas habilidades iriam moldar cada personagem.
Além disso, a Rockstar Games tinha a intenção de colocar diversos locais acessíveis, como lojas de bebidas, bancos, mansões e joalherias, com um alto nível de interação; chat de voz e chat de texto também estaria presente na primeira versão do GTA Online.
Algo que seria visto em GTA San Andreas, era o sistema de imóveis e inventário, onde seria possível adquirir apartamentos, garagens e trocar itens com outros jogadores. GTA San Andreas apresentou a possibilidade de comprar casas e apartamentos pelo mapa.
Por fim, ainda foi revelado que o projeto contaria com animações e interações sociais, desde fumar até dar risadas ou expressar emoções, os jogadores poderiam usar emotes para se comunicar e interagir.
Vale dizer que Obbe Vermeij, um dos principais nomes na trilogia clássica, também comentou sobre, informando que o documento sobre o GTA 3 é legítimo. Obbe teve mão neste projeto, fazendo um sistema de deathmatch / mata-mata, trabalhando nisso por cerca de 4 semanas.
Além disso, comentou que os jogadores podiam ganhar pontos matando uns aos outros, roubar carros e muito mais; porém, era algo que precisaria de mais trabalho, e foi abandonado naquele momento.
Parte do time que trabalhava nessa versão inicial de GTA Online migrou para outro projeto icônico da Rockstar Games: Bully, lançado em 2006.
Confira também: Rockstar Games sofre novo vazamento em pleno dia de Natal; Documentos da trilogia clássica são divulgados
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, X (Twitter) e Instagram!
Fonte: Twitter