Nos últimos dias, surgiram rumores cada vez mais fortes de que o PS5 Pro, aguardada versão aprimorada do PlayStation 5, será lançado como um console totalmente digital.
Isso significa que ele não teria um leitor de discos integrado, semelhante ao PS5 Slim Digital. Confira o print abaixo:
De acordo com leakers confiáveis, o design do PS5 Pro deve seguir uma linha parecida com o PS5 Slim Digital, ou seja, um aparelho sem suporte nativo para discos físicos.
O principal motivo por trás dessa decisão pode estar relacionado à redução de custos, tanto para os jogadores quanto para a Sony. A ausência de um leitor de discos poderia baratear o preço final do console e diminuir os custos operacionais de fabricar duas versões distintas do aparelho.
E se eu quiser usar discos físicos no PS5 Pro?
Para quem ainda prefere os discos físicos, há uma possível solução. Apesar de o PS5 Pro ser totalmente digital, especula-se que ele será compatível com a Unidade de Disco Externa, um dock vendido separadamente, que também pode ser utilizado no PS5 Slim Digital. No entanto, essa solução vem com um preço.
Na PlayStation Direct de Portugal, a Unidade de disco para a versão digital da PS5 está disponível por 120€, cerca de 750 reais no câmbio atual.
Do mesmo modo, esse valor, somado ao preço do PS5 Pro, pode deixar a experiência bem mais cara para quem deseja manter o hábito de jogar com mídias físicas.
Um futuro sem discos?
Se esses rumores forem confirmados, os fãs de jogos físicos que planejam adquirir o PS5 Pro podem ter que desembolsar um valor considerável a mais para continuar utilizando seus discos.
Em suma, essa possível mudança pode representar uma tendência futura da Sony em abraçar cada vez mais o mercado digital, deixando os jogos físicos em segundo plano.
Confira também: PS5 Pro | Conheça a janela de preço e a data de lançamento do PlayStation 5 Pro
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter (X) e Instagram!
Fonte: Twitter da Eurogamer