Na mais recente entrevista exclusiva concedida à SanInPlay, Obbe Vermeij, antigo desenvolvedor da Rockstar Games revelou detalhes sobre o desenvolvimento do motor gráfico Rage Engine (Rockstar Advanced Game Engine) que será usada em GTA 6.
A história do Rage Engine começa com um desafio: a aquisição do RenderWare pela Electronic Arts. Antes dessa compra, a Rockstar Games utilizava o RenderWare para desenvolver clássicos como GTA: San Andreas.
Você pode conferir a entrevista completa no vídeo do nosso parceiro SanInPlay:
No entanto, a compra do motor pela EA significava que a Rockstar não queria usar mais essa tecnologia para seus futuros projetos, pois era propriedade de um concorrente direto.
Foi então que a Rockstar San Diego – que anteriormente era a Angel Studios – entrou na cena. Com uma Engine interna chamada AGE, a equipe decidiu adaptar esse motor gráfico que atenderia a todas as necessidades do grupo. E assim nasceu a Rage Engine.
De acordo com Vermeij, a decisão de utilizar o AGE e transformá-lo no Rage Engine foi muito importante. “Era um motor gráfico muito robusto e, sem dúvida, uma grande evolução em relação ao RenderWare“, afirmou Vermeij a SanInPlay.
Apesar do primeiro jogo a usar a Rage Engine seja o Table Tennis (Rockstar Games Presents Table Tennis), o grande impacto chegou com o lançamento de GTA 4, que trouxe uma nova era de gráficos e efeitos visuais para os jogos da Rockstar.
Como foi os primeiros meses com a Rage Engine na Rockstar Games?
Desenvolver o Rage Engine não foi tarefa fácil. Vermeij revelou que todas as ferramentas utilizadas anteriormente precisaram ser reescritas. “Todas as ferramentas que tínhamos eram baseadas no RenderWare, então tivemos que refazer todo o pipeline de desenvolvimento”, explicou.
Desenvolver a Rage Engine para PS3 foi um grande desafio
Outro grande desafio foi a adaptação para diferentes plataformas. O Xbox 360 foi relativamente fácil de otimizar, enquanto o PlayStation 3 exigiu um trabalho mais intenso devido às suas especificidades técnicas. “Tivemos que ter uma equipe dedicada para otimizar o jogo para o PS3. Era um trabalho árduo, mas conseguimos”, completou Vermeij.
O impacto do Rage Engine foi imenso. Ele não só possibilitou a criação de títulos icônicos como GTA IV, Red Dead Redemption 2 e GTA 5, mas também estabeleceu novos padrões de qualidade gráfica na indústria, além disso, será ainda usado em GTA 6 em uma versão muito mais avançada.
Confira também: Ex-desenvolvedor da Rockstar Games revela segredos de GTA; De GTA 3, San Andreas, Vice City até GTA 6!
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter (X) e Instagram!
Fonte: SanInPlay