Um dos jogos de PC mais populares é Deus Ex, onde esta é uma franquia que combina elementos de ação, RPG e ficção científica. O primeiro jogo foi lançado em 2000 e foi aclamado por sua narrativa envolvente e jogabilidade inovadora.
Até hoje, esta plataforma segue sendo uma das principais meios de aproveitar os novos lançamentos que constantemente chegam no mercado, ainda mais pela facilidade de upgrades conforme a necessidade.
Mesmo que o novo Deus Ex tenha sido cancelado, a Eidos Montreal já cancelou um total de 8 jogos que estavam em algum momento em desenvolvimento, fazendo com que nunca vissem a luz do dia.
Veja abaixo:
Deus Ex: Insurrection: 2003 – 2004
Liderada por Art Min, e fazendo uso da infame engine Invisible War, a equipe passou por diversas iterações de enredo, cenário e jogabilidade, decidindo finalmente por uma visão mais próxima do jogo original de 2000, mas também trazendo novas ideias e inovações para o jogo. Este foi cancelado depois que Warren Spector deixou a Ion Storm, e Art Min logo fez o mesmo.
Deus Ex 3: 2004 – 2005
Desenvolvido simultaneamente com Insurrection este estava sob a liderança de Jordan Thomas, designer de Shalebridge Cradle em Thief: Deadly Shadows. A visão de Jordan Thomas difere porque ele queria fazer dessa franquia uma experiência verdadeiramente de mundo aberto.
Acabou sendo cancelado porque a Eidos fechou a Ion Storm em 2005, após a saída de funcionários importantes e contínuas falhas financeiras.
Deus Ex: Clan Wars: 2003 – 2004
Tecnicamente este seria o terceiro jogo da série antes de Insurrection e Human Revolution, mesmo que tenha sido planejado como um jogo de ação, em detrimento dos pilares social, o jogo teria tomado um rumo totalmente diferente.
Teoricamente não foi cancelado, onde este evoluiu para Snowblind, mais tarde renomeado como Project: Snowblind, algo com mais identidade, e foi lançado em 2005.
Necessary Evil: 2005 a 2007
Originalmente, Warren Spector em uma ação frustrada, tentou readquirir os direitos de Deus Ex, mas não desistiu da ideia de fazer um jogo na mesma linha, contando histórias semelhantes. Sua equipe continuou trabalhando em um sucessor espiritual conhecido como “Necessary Evil“.
Este é um caso curioso, visto que a Disney comprou o estúdio em 2007, mas os chefes não estavam interessados em um jogo de ficção científica com classificação M, logo, o projeto acabou virando Epic Mickey.
Sequência de Deus Ex: Human Revolution: 2012 – 2013
Durante uma entrevista de 2017, o CEO da Obsidian, Feargus Urquhart, compartilhou que sua empresa estava programada para desenvolver a sequência de Human Revolution, que poderia ser lançado em 2013.
Este de fato acabou sendo cancelado porque a Square Enix decidiu desenvolver o próximo jogo da série internamente graças a “questões orçamentárias”.
Deus Ex: Mankind Divided 2: 2015 – 2016
Neste, a Square Enix dividiu o projeto que deveria ser o jogo Mankind Divided original pela metade, provavelmente como um meio de evitar o aumento do orçamento e do escopo do mesmo.
Mesmo com um desenvolvimento ativo, a Square Enix não estava satisfeita com os números de vendas dos jogos desenvolvidos pelos estúdios da sua filial europeia e Mankind Divided não foi diferente. A maior parte da equipe de Deus Ex fez o aclamado jogo Guardiões da Galáxia da Marvel.
Novo Deus Ex: 2022 – 2024
Segundo rumores antigos, o primeiro grande jogo da franquia, o de 2000, poderia receber um remake, mas as notícias oficiais, a Embracer Group, que é a empresa mãe da Eidos Montreal, cancelou o projeto que já estava a cerca de 2 anos em desenvolvimento ativo.
Porém, não foi somente o desenvolvimento do novo jogo que foi afetado, e cerca de 97 funcionários acabaram perdendo os seus cargos na empresa.
Jason Schreier, jornalista da Bloomberg, comentou que a Eidos Montreal está trabalhando neste momento em uma nova franquia original e que o novo Deus Ex entraria em total produção neste ano, mesmo que seu anúncio ainda demorasse.
Confira também: Novo Burnout pode estar em desenvolvimento pela Stellar Entertainment
Gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter e Instagram!
Fonte: Reddit