Connect with us

Tecnologia

Intel | Chips de 13ª e 14ª Geração terão litografia menor

Apesar da geração Alder Lake da Intel ter sido lançada recentemente, já sabemos de algumas informações sobre as próximas gerações!

Published

on

Apesar da geração Alder Lake da Intel ter sido lançada recentemente, já sabemos de algumas informações sobre as próximas gerações!

As futuras gerações Raptor e Meteor Lake da Intel já possui alguns detalhes vazados, no entanto a mesma só deve aparecer para os desktops lá entre 2022 e 2023 e como dito anteriormente, a 13ª ainda manterá o suporte a memórias no padrão DDR4.

Recentemente, alguns sites de tecnologia como o WCCFTech, tiveram acesso a um chip Meteor Lake e já puderam tirar suas conclusões iniciais; este vem com um design “quad-tile“, onde o DIE (metal que é impresso o nome do processador, usado para dissipar calor entre o núcleo e o metal) possui 4 divisões, comportando uma parte da CPU e uma parte de um chip gráfico.

Intel | Chips de 13ª e 14ª Geração terão litografia menor 1
Créditos: WCCFTech

O que se sabe sobre as gerações Raptor e Meteor Lake da Intel?

Apesar da 12ª Geração de processadores ter sido lançada a pouco tempo, já temos conhecimento de algumas características sobre a 13ª e 14ª Geração, onde irão possuir os nomes de Raptor e Meteor Lake. Ambas gerações como principal novidade, apresentarão uma nova evolução dos núcleos de desempenho, baseados em Cove, os P-Core, onde pelo menos para a geração Meteor Lake, os mesmo terão o nome de Redwood Cove, já os E-Core, teriam o nome de Cresmont.

Acredita-se que a 13ª Geração terá no máximo 24C/32T com um consumo máximo na casa dos 125W, no entanto, não se sabe por enquanto a quantidade máxima de núcleos e threads da geração Meteor Lake, 14ª.

Intel | Chips de 13ª e 14ª Geração terão litografia menor 2
Créditos: Intel e WCCFTech

Como ainda não se há uma confirmação oficial, acredita-se até agora que a TSMC irá fabricar em partes o chip que vão compor os processadores de 13ª e 14ª Geração da Intel, onde estes viriam com litografia de 7 e 4nm (nanômetros) respectivamente, já para as GPUs que comportariam os processadores com gráficos integrados, os rumores apontam que seriam fabricadas em 3nm.

É esperado que ambas as gerações ainda apresentem o mesmo socket, o LGA 1700, manterão o suporte a DDR5 e PCIExpress 5.0, onde já comportarão as novas gerações de GPUs da AMD baseadas em RDNA3 e da Nvidia baseadas em Ada Lovelace.

Confira também: O que é um ficheiro PDF?

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!

FonteWCCFTech

Jornalista e Redator do Portal Viciados, criador de mods de tradução para Grand Theft Auto nos tempos livres, gosta de tecnologia com foco para as marcas da AMD, Intel e Nvidia.

Advertisement

Confira também